MotoGP, 2021: Teste Qatar, rescaldo: A Aprilia

Por a 13 Março 2021 13:30

Alterações à aerodinâmica e ao motor permitiram à RS-GP dar um salto qualitativo enorme no Qatar

 “Foram só cinco dias de teste , mas vou para casa muito feliz e animado! Estou ansioso por correr!” Aleix Espargaró

Todos os anos, a Aprilia tem reclamado grandes melhorias para a sua moto, e todos os anos pouco acontece: é por isso que este ano, quando Aleix Espargaró liderou boa parte dos treinos, a surpresa foi total!

Após liderar no primeiro dia e acabar perto do topo no segundo, Aleix Espargaró, da Aprilia Racing Team Gresini, acabou no 6º lugar nas tabelas combinadas.

Como foi amplamente divulgado, a sua RS-GP de 2021 é uma moto completamente nova: o motor, o quadro, dois designs de carenagens, escapes e ‘caixa de salada’ mudaram, e a Aprilia também tem o seu primeiro braço oscilante de carbono – o que significa que a Suzuki é o único fabricante que não tem esta funcionalidade.

Além disso, o dispositivo de arranque à frente também foi aperfeiçoado e estava a ser usado pelo espanhol.

Uma e outra vez, quando o seu tempo era batido, Espargaró melhorava-o numas centésimas e estava de novo à frente. Nada mau numa pista em que a velocidade de ponta, um dos calcanhares de Aquiles da moto até aqui, tem uma palavra a dizer.

O melhor tempo de 1:53.640 foi suficiente para colocar Espargaró a meio segundo de Miller, sinais muito promissores.

Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, atribuiu uma classificação de 7 de 10 à pré-temporada.

Compreensivelmente, a fábrica está a tentar manter os pés no chão depois de uma temporada promissora em 2020 não se ter concretizado nos resultados da época propriamente dita, mas o gestor mostrou-se satisfeito com os progressos demonstrados no Qatar.

Do lado menos, Lorenzo Savadori terminou a prova em 26º, a 2,571s de distância da frente, mas o italiano tem estado a recuperar de uma lesão no ombro.

Perante o bom resultado de equipa, é hora de Savadori descansar e se reabilitar antes do GP do Qatar. A expetativa é grande.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x