MotoGP, 2021: Phil Read ainda inspirado pelos helicópteros aos 82 anos

Por a 14 Fevereiro 2021 17:30

Ultimamente algo combalido, o multi-titulado Phil Read gere uma empresa que vende helicópteros eléctricos e ainda há dois anos queria atravessar o Canal da Mancha com um para promover as vendas!

A lenda britânica do GP de MotoGP Phil Read, com oito títulos do Campeão do Mundo e 52 vitórias em GP, sofre de uma grave condição de saúde há algum tempo devido à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.

Como todos os pacientes com DPOC, sofre de falta de ar constante, pois a sua capacidade pulmonar é severamente limitada.

É por isso que Phil Read tem de estar ligado a um ventilador quase continuamente e ficar em casa. Perante o risco de contágio é duvidoso que Read volte a ser visto em eventos clássicos até ao fim da pandemia.

Porém, o antigo piloto de fábrica na Yamaha e MV Agusta, que venceu em todas as classes de 125 cc, 250 cc, 350 cc a 500 cc e era o arquirrival de Giacomo Agostini, ainda somnha com não só ser o mais velho, mas também a primeira pessoa a completar uma dupla travessia do Canal da Mancha com um girocóptero completamente eléctrico que fabrica.

O britânico completou 82 anos no dia 1 de janeiro e declarou que estava a planear um voo recorde através do Canal da Mancha.

Phil Read, que se retirou dos Grandes Prémios em 1976, fundou mesmo a sua própria empresa em Canterbury para distribuição dos helicópteros, chamada “Phil Read International E. Gyro Developments”.

Em termos da travessia, com o agravemento da sua saúde, nada aconteceu, mas o empobrecido antigo campeão do mundo, que chegou a ser objeto de um evento de angariação de fundos no outono) ainda quer fazer negócio no mundo dos girocópteros.

Phil Read elogia os aviões amigos do ambiente porque não têm emissões, são 90% mais baratos em termos de serviço e custos operacionais do que os girocópteros motorizados, e elogia o conforto dos voos de longo curso porque há menos ruído e menos vibração na cabine.

Além disso, o inglês diz que os residentes perto dos aeroportos e locais de aterragem não se queixam de incómodos.

“Todas estas vantagens irão impulsionar a venda de e-gyrocopters nos próximos anos”, diz Philip William Read,  homenageado pela Rainha com a ordem MBE (Membro do Império Britânico), que sofre muito com a atual pandemia.

“Agora vivo sozinho, não posso ver ou visitar a minha grande família no confinamento”, escreveu “Speedy Read” no Facebook.

“Estou particularmente afetado porque sofro de DPOC, o que me dificulta as deslocações e a respiração.”

“Gostaria de agradecer aos meus milhares de fãs no Facebook e a todos aqueles que ajudaram na campanha de crowdfunding nas últimas semanas para aliviar a minha situação financeiramente tensa. Um presente de Deus”, suspirou Phil Read.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x