MotoGP, 2021, Doha: Os Franceses no topo do mundo

Por a 6 Abril 2021 14:00

Um piloto francês nunca ganhou o título mundial da classe rainha, mas agora há dois revolucionários a reescrever os livros de história. Johann Zarco da Ducati Pramac lidera a revolução francesa ao lado de Fabio Quartararo da Yamaha Monster Energy

Foi a primeira vez em 73 anos de Grandes Prémios que pilotos franceses terminaram em primeiro e segundo lugar numa corrida da classe rainha

Zarco, ainda a perseguir a primeira vitória em MotoGP que o tem iludido, lidera o Campeonato do Mundo pela primeira vez, depois de dois soberbos segundos lugares nas duas primeiras rondas.

Quartararo voltou ao pódio com um estrondo com uma vitória brilhante no domingo. Foi a primeira vez na história de 73 anos dos Grandes Prémios que pilotos franceses terminaram em primeiro e segundo lugar numa corrida da classe rainha.

Zarco não é certamente um piloto de MotoGP estereotipado, se tal coisa existe.

A sua última vitória em Grande Prémio aconteceu na última ronda do Campeonato do Mundo de Moto2, em Valência, em 2016.

O homem de Cannes já tinha assegurado o título mundial e festejou no bar do hotel com o habitual salto mortal para trás.

Algumas semanas antes, nas primeiras horas da manhã, fora visto num deserto aeroporto de Melbourne completamente absorvido a tocar o seu próprio concerto num piano que descobriu perto da porta de partida para Kuala Lumpur.

No ano passado, Quartararo foi uma sensação, mas a pressão atingiu-o e não terminou no pódio depois de Barcelona. Agora, voltou ao seu melhor no domingo. Uma vitória brilhantemente calculada foi uma clara recordação para os outros da ameaça que “El Diablo” será na sua terceira temporada de MotoGP.

Após velhas glórias como Patrick Pons, Bérnard Fau, Christian Sarron (7 acima) ou Hervé Moineau, seguidos de uma geração de Franceses que não chegou a fazer grande mossa, de Olivier Jacque (19) a Louis Rossi ou de Arnaud Vincent a Mike Di Meglio e Randy De Puniet, os Franceses parecem, finalmente, bem encaminhados para protagonismo num Campeonato em que, durante décadas, foram dos jogadores principais.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x