MotoE, Países Baixos: Dominique Aegerter vai da Q1 até à pole position

Por a 24 Junho 2022 19:00

O top-3 do campeonato do mundo de MotoE vai ocupar a primeira linha da grelha para as duas corridas do Grande Prémio dos Países Baixos deste fim de semana. Dominique Aegerter (Dynavolt Intact GP MotoE) veio da Q1 para conseguir a pole position para a quarta ronda do campeonato, rodando em 1:43.643, batendo Eric Granado (LCR E-Team) e Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE).

As condições atmosféricas em Assen criaram um cenário que não possibilitou aos pilotos experimentarem a pista seca antes da qualificação. A FP1 foi disputada em piso molhado e a FP2 foi cancelada devido às condições, mas já não havia chuva quando a Q1 começou.

Dominique Aegerter foi um dos pilotos que teve de passar pela Q1, conseguindo facilmente o acesso à Q2, e ganhando experiência em pista seca para a fase decisiva. Aegerter, Granado e Ferrari foram alternando a volta mais rápida durante a Q2, mas o suíço passou para a frente pouco antes da amostragem da bandeira de xadrez, algo que seria decisivo. O 1:43.749 de Granado ficou a 106 milésimos da pole position, com Ferrari a melhorar na última volta para 1:44.407, não melhorando a sua posição, mas garantindo a primeira linha.

O resto do top-10 é preenchido por Mattia Casadei (que bateria Ferrari se não fosse a melhoria do italiano), Miquel Pons e Niccolo Canepa, que completam a segunda linha, Hector Garzó, Bradley Smith, Marc Alcoba e Xavi Fores.

Destaque para Hikari Okubo, que sofreu um highside na sua outlap na Q1, tendo ido ao centro médico com dores na perna. O japonês já foi declarado apto para correr, mas vai começar no fundo da grelha, não tendo efetuado um tempo na qualificação.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x