Suíço que quase perdeu a vida está bem e quer correr outra vez
Três meses após o seu acidente quase fatal, o jovem piloto volta a lutar pelo seu sonho. O piloto de Moto3, Noah Dettwiler, sofreu múltiplas paragens cardíacas, lesões nos pulmões e no baço, além de uma fratura exposta na perna, mas apenas três meses depois, quer voltar a correr.
Os pilotos de motociclismo são de uma cepa diferente. Sem desmerecer outros atletas de topo nas respetivas modalidades, a partir da idade em que se consegue compreender a morte, é preciso aceitar que ela pode acontecer na pista.

Para o piloto de Moto3 Noah Dettwiler, isso quase aconteceu após um acidente horrível durante uma volta de reconhecimento no GP da Malásia de MotoGP do ano passado, mas ele não vai deixar que isso acabe com a sua carreira. Longe disso.
É quase um milagre que Dettwiler, de 20 anos, tenha sobrevivido ao acidente depois de ter sofrido múltiplas paragens cardíacas, lesões nos pulmões e no baço, bem como uma fratura exposta na perna. Mas apenas três meses após o terrível acidente, Dettwiler foi submetido a reabilitação no seu país natal, a Suíça, e está pronto para voltar a correr.

No início de dezembro, Dettwiler declarou: “Correr de moto é a minha paixão, a minha vida e o meu trabalho, e por isso darei tudo de mim para voltar a estar a 100% fisicamente o mais rapidamente possível.”
Antes do acidente, o piloto de Moto3 tinha uma proposta da equipa SIC58 de Paolo Simoncelli para a temporada de 2026, mas a vaga acabou por ficar com o austríaco Leo Rammerstorfer, uma vez que não havia certezas se Dettwiler voltaria a pilotar.
A oportunidade de Dettwiler no Moto3 em 2026 acabou, mas para um piloto talentoso e determinado como ele, outras possibilidades ainda existem. O jovem piloto de Solothurn está oficialmente de volta às pistas com a equipa Kuja Racing para o Campeonato Italiano de Supersport, a bordo de uma Ducati Panigale V2.
“Estou muito entusiasmado por começar esta nova aventura com a Kuja Racing”, partilhou Dettwiler recentemente, antes de afirmar: “Conheço a história e o profissionalismo desta equipa e estou convencido de que é o ambiente ideal para atingir o meu potencial máximo. Mal posso esperar para subir para a moto, conhecer a equipa nas boxes e trabalhar arduamente para levar a equipa onde ela merece. Vemo-nos na pista!”
Se quiser acompanhar o seu percurso, o campeonato CIV de seis etapas começa em abril em Misano. Dê uma vista de olhos ao perfil do Dettwiler no Instagram; ele é um exemplo para o motociclismo.














