Por muito tempo, pareceu que Ángel Piqueras conquistaria a pole position. Mas na final do Q2 da Moto3 em Spielberg, o espanhol foi ultrapassado pelo estreante Valentin Perrone – o argentino emocionou-se com a pole position!
Não o líder do campeonato, José Antonio Rueda, mas Ángel Piqueras era o favorito à pole position no GP da Áustria na categoria de menor cilindrada. O piloto, que corre pela equipa MSi com uma KTM de Moto3 desde esta temporada, dominou os treinos de sexta-feira com os tempos mais rápidos.
Como se tivessem combinado, os dois pilotos da MSi assumiram a liderança no primeiro ataque – Piqueras à frente de Yamanaka – o que ficou claro após algumas voltas. Atrás deles, também, estava uma equipa composta pelo jovem Quiles e pelo veterano Foggia, da equipa de Jorge “Aspar” Martínez.
A primeira tentativa de José Antonio Rueda com a Ajo-KTM foi um fracasso, terminando em 11º lugar. O piloto da Tech3 e companheiro de equipa, Valentin Perrone, saiu-se melhor. O jovem argentino inicialmente apareceu em quinto lugar, antes de subir ainda mais para terceiro.
Na final, o jovem de 17 anos causou grande comoção entre a equipa júnior de Hervé Poncharal. Na volta final, Perrone marcou 1min39s938, 0s046 mais rápido que Piqueras, e garantiu a primeira pole position da sua ainda jovem carreira. O japonês Yamanaka manteve a posição 3 e, portanto, a primeira fila do grid, mesmo tendo jogado sua KTM no chão na última volta.


















