O melhor estreante da Moto2 de 2024 começa com tudo. Diogo Moreira impôs a sua lei no primeiro dia de testes oficiais em Jerez graças ao tempo marcado na terceira e última sessão de hoje.
O recorde absoluto de 1:40.640 (Aron Canet, 2023) vale para hoje, amanhã quem sabe, já que o brasileiro da Italtrans parou a pouco mais de um décimo daquele tempo. Após os testes privados em Portimão , os testes de terça-feira em Jerez terminaram com a maioria das Kalex no topo.
Começando pela dupla da Fantic, na ordem Aron Canet e Barry Baltus, que no combinado segue o líder de hoje, mas fique de olho em um excelente Manuel Gonzalez, sempre nas áreas de cima. Definitivamente um ótimo dia para o novato Adrian Huertas, que começou o seu primeiro treino oficial na Moto2 com o 8º tempo mais rápido do dia. Apenas no nono lugar combinado encontramos o melhor piloto italiano e a melhor Boscoscuro (o único no top 10), ou seja, Celestino Vietti , nova aquisição da equipa oficial do experiente piloto veneziano.
No entanto, os tempos deste primeiro dia devem ser encarados com cautela, já que também há vários produtos novos para experimentar, em especial os novos pneus Pirelli. Gostaríamos de lembrar que esta é a primeira oportunidade para todos experimentarem o novo pneu traseiro SCX (Supermacio) , usado há anos no Campeonato Mundial de Superbike. Uma solução ainda mais suave que o SC0 (Soft) usado em 2024, que será introduzido este ano na Moto2. Além disso, também lembramos da mudança para um aro dianteiro de 3,5 polegadas, que é, portanto, um pouco menor, para melhorar as curvas e as mudanças de direção.
Os testes da Moto2 em Jerez prosseguem amanhã.