Depois de uma sessão de Q2 de Moto3 muito divertida, a primeira fila do grid foi ocupada por três motos KTM. Ryusei Yamanaka surpreendeu e relegou Joel Kelso e o dominador do Campeonato do Mundo, Jose Antonio Rueda, para o segundo e terceiro lugares.
Não foi surpresa que a dupla da Leopard Honda, Adrian Fernandez e David Almansa, tenha prevalecido na primeira sessão de qualificação da Moto3. As motos de corrida monocilíndricas verde-menta ditaram o ritmo. No Q1, que foi ocupado por apenas dez participantes devido a várias desistências, o neozelandês Cormach Buchanan também chegou ao Q2. O quarteto foi completado pelo veterano Stefano Nepa (Honda).
À medida que os 18 concorentes do Q2 aceleravam na pista, o impressionante sistema de holofotes assumiu a iluminação. Como se os jovens tivessem apenas uma volta à disposição, um grande grupo, incluindo o líder do campeonato, José Antonio Rueda, correu pelo circuito de Losail desde o primeiro segundo. Rueda, que também vem sendo convincente no Qatar até agora, foi o primeiro a cruzar a linha para uma volta rápida. Rueda assumiu a liderança, mas foi empurrado para a quarta posição pelo companheiro de equipa Álvaro Carpe e pelos colegas da Leopard, Almansa e Fernandez. Em seguida, o piloto da MSi, Yamanaka, ultrapassou o piloto da Ajo, Rueda.
Com um tempo de volta de mais de dois minutos, os pilotos tiveram que retornar às equipas após apenas duas voltas rápidas para pegar material novo da Pirelli na roda traseira.

O piloto da MSi, Yamanaka, mostrou uma volta brilhante marcando um tempo de 2:02.638 e, assim, conquistou a primeira pole position da sua carreira. Atrás de Joel Kelso em terceiro lugar, Rueda garantiu a importante última posição na primeira fila do grid. As posições 4, 5 e 6 foram para o piloto da Honda, Rossi, Angel Piqueras e o estreante Alvaro Carpe. Mais uma vez os pilotos da Leopard estavam próximos um do outro. 7º lugar para Adrian Fernandez, Almansa terminou em oitavo à frente do melhor cavaleiro Intact. O novato Guido Pini (9º) conseguiu prevalecer no duelo contra David Munoz, que terminou em 11º lugar. Houve uma situação complicada na fase final do Q2 entre o piloto da Green Power KTM Scott Ogden e o estreante da Ajo, Carpe. Após a colisão, o britânico voou espetacularmente, mas não ficou gravemente ferido.
Resultados Moto3 Losail, Q2: 1. Ryusei Yamanaka (J), KTM, 2: 02,638 min; 2. Joel Kelso (AUS), KTM, +0,041 seg; 3. Jose Antonio Rueda (E), KTM, +0,276; 4. Riccardo Rossi (I), Honda, +0,300; 5. Angel Piqueras (E), KTM, +0,362; 6. Alvaro Carpe (E), KTM, +0,471; 7. Adrian Fernandez (E), Honda, +0,600; 8. David Almansa (E), Honda, +0,776; 9. Guido Pini (I), KTM, +0,919; 10. Nicola Carraro (I), Honda, +0,984