Moto2, Áustria, Corrida: Triunfo de Ogura relança campeonato

Por a 21 Agosto 2022 12:15

Depois do triunfo de Ayumu Sasaki na Moto3, Ai Ogura tornou-se o segundo japonês a vencer no programa do Grande Prémio da Áustria. O piloto da Honda Team Asia dominou praticamente toda a corrida, passando a liderar o campeonato de Moto2 com 1 ponto de diferença sobre Augusto Fernandez.

Com Ai Ogura a partir da primeira posição, acompanhado na primeira linha por Alonso Lopes e pelo líder do campeonato Augusto Fernandez, tudo estava pronto para uma corrida de 28 voltas e sem a ameaça de chuva nas previsões.

O japonês partiu como um foguete para a liderança da corrida na chegada à primeira curva, com Lopez logo a seguir e Jake Dixon e Smokiat Chantra a lutarem pelo terceiro lugar. Com um péssimo arranque, Augusto Fernandez ia perdendo posições.

Ainda antes da segunda volta Alonso Lopez passava Ogura e assumia a liderança, na frente do japonês do Team Asia, de Chantra, Dixon e com Pedro Acosta a fechar os cinco primeiros. Segue-se um erro de Lopez que tem de alargar a trajetória e perde o primeiro lugar para Ai Ogura, isto enquanto Pedro Acosta assina a melhor volta e se cola a Dixon. Contudo, um erro faz o ‘tubarão de Mazzarron’ perder a quinta posição para Celestino Vietti. Acosta vem em sexto, com mais de três segundos a separá-lo de Aron Canet e Augusto Fernandez que disputam o sexto lugar. O tailandês Chantra assina a volta mais rápida tentando aproximar-se do líder da corrida e do seu companheiro de equipa, o japonês Ai Ogura; uma distração de Dixon faz o britânico descer a oitavo, imediatamente atrás de Augusto Fernandez que tem em risco a liderança do mundial.

A 16 voltas do final da corrida Ogura lidera a corrida, com Chantra na segunda posição a 0,4s, seguido por Vietti que sobe a terceiro com um erro de Alonso Lopez. Pedro Acosta mantém então o quinto lugar, Fermin Aldeguer perde a frente e cai na chicane, Fernandez cola-se a Canet mas sem conseguir descolar da sétima posição. Vietti, a rodar sozinho na terceira posição faz a volta mais rápida, tentando a aproximação aos dois primeiros, Ogura e Chantra. O espanhol Acosta sobe a quarto a 12 voltas do final e começa a perseguição a Vietti, com o italiano cada vez mais perto de Chantra.

A menos de 10 voltas do final Augusto Fernandez e Jake Dixon batalham pelo sexto lugar, enquanto na frente da corrida Ai Ogura mantém o meio segundo de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Somkiat Chantra. Na terceira posição vem um distante Acosta na frente de Canet, Dixon e Fernandez.  Na entrada para a curva 3 Vietti ataca Chantra, quase colide com a moto do tailandês, perde a frente da Kalex da Mooney VR46 e cai; Tony Arbolino também cai depois de colidir com outro piloto.

A três voltas do final as posições parecem definidas, desta vez com o foco em Dixon que supera Canet, sobe ao quarto lugar e parte na perseguição de Acosta. A última volta é arrepiante, Chantra praticamente cola-se a Ogura, chega a ultrapassar o japonês mas este responde na última curva para vencer. Mais êxito tem Dixon que consegue desalojar Acosta de terceiro para subir ao pódio. Ainda assim, regressado de lesão, não deixa de ser muito positivo o quarto lugar de Acosta.

O triunfo do japonês e a quinta posição de Augusto Fernandez, coloca Ogura na frente do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o piloto espanhol a sete corridas do fim do mundial de Moto2.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x