12 capacetes que compõem a história do motociclismo

Por a 19 Dezembro 2020 13:00

O mundo do motociclismo está repleto de fétiches, superstições… onde também se incluem os capacetes. Aqui reunimos alguns do mais carismáticos exemplares de capacetes-réplica… De Angel Nieto a Giacomo Agostini, de Kenny Roberts a Mick Doohan, de Valentino Rossi a Marc Marquez, criações únicas que ficaram na memória de milhares de fãs em todo o mundo.

Os capacetes são um dos objetos fetiches dos pilotos. Além disso, para o fãs do motociclismo, não há maior orgulho que usar diariamente uma réplica do seu piloto favorito – algo também muito bom para os fabricantes de capacetes que passaram a comercializar réplicas perfeitas, aproveitando para melhorar as sua vendas.

Do ponto de vista criativo os pilotos costumavam manter o desenho do seu capacete durante a sua carreira desportiva, no entanto, a partir de certa altura, muitos foram aqueles que criaram edições especiais por cada ano, ou até por certos Grandes Prémios mais do seu agrado. Que o diga Valentino Rossi, que desde há muito passou a pedir ao seu criativo um diferente grafismo por corrida, sempre com o sol e a lua no capacete!

AGV Ángel Nieto

Angel Nieto foi o “professor”, que iluminou o caminho aos restantes pilotos espanhóis. Usou nos primeiros tempos um capacete de rosto aberto, e mais tarde foi um dos primeiros a usar um capacete integral. O seu design foi muito semelhante ao longo de toda a sua carreira: fundo branco, faixa preta ao centro do capacete e duas marcações pretas nas laterais. Usou capacetes das marcas Climax e Bell, embora tenha sido fiel por muitos anos à marca italiana AGV que vende uma réplica de seu design.

AGV Giacomo Agostini

É o piloto mundialista de maior sucesso, com nada menos que 15 títulos mundiais e 122 vitórias. Usou sempre um design muito semelhante durante a sua carreira desportiva com a bandeira italiana na parte superior e a cor dourada na parte inferior. Um design icónico que a AGV continua a vender.

AGV Barry Sheene

O carismático piloto inglês foi bicampeão mundial de 500cc (1976/1977) e sempre usou um desenho do Pato Donald no capacete e o número 7. Curiosamente, ele tinha um buraco no seu capacete para poder fumar pouco antes do início das corridas.

Arai Kenny Roberts

Conhecido como o “Marciano” ou “The King”, Kenny Roberts usou sempre a marca japonesa Arai, bem como AGV e Bell nos seus primeiros anos. O seu design amarelo/preto – as cores da Yamaha na America – apresentava uma águia nas laterais e não mudou durante toda a sua carreira desportiva. O seu filho Kenny JR herdou o seu design e a Arai continua a vender as duas réplicas.

MDS / AGV Juan Garriga

Um capacete reconhecível e altamente venerado pelos torcedores espanhóis de Juan Garriga – Boeing 747 – O seu kite é um mito e o seu design teve duas versões, em azul “Ducados” e em vermelho. Incompreensivelmente, é um capacete que não está à venda, certamente um grande número deles teria sido vendido. Garriga carregou na cabeça as marcas MDS, AGV e Shoei.

Shoei Wayne Rainey

O piloto americano tem um dos capacetes mais conhecidos da grelha, preto-branco-laranja, para igualar a Yamaha Marlboro com a qual foi campeão mundial por três anos consecutivos. Essa réplica de decoração Shoei foi colocada à venda novamente em 2017. Usou sempre a marca japonesa.

Arai Kevin Schwantz

O texano tinha duas condecorações nos seus capacetes de corrida – sempre feitas pela Arai e que são lendárias. O primeiro design branco com detalhes em azul e vermelho do seu tempo na Suzuki sob o patrocínio da Pepsi era discreto, mas muito atraente. Embora o mais bem-sucedido tenha sido o design que Aldo Drudi preparou para ele durante o seu tempo na Lucky Strike Suzuki. Com fundo preto, o capacete tinha uma estrela amarela característica nas costas, que era muito original e deslumbrou os fãs.

Shoei Álex Crivillé

O primeiro campeão espanhol de 500cc começou a sua carreira com designs em branco, azul e amarelo com as marcas NZI e Nolan. Com a sua passagem para a categoria de rainha mudou de design e quando se mudou para a Shoei surpreendeu com uma decoração agressiva e muito atraente, da qual foi vendido um grande número de capacetes.

Arai Mick Doohan

O pentacampeão das 500cc sempre equipou a marca Arai. O seu primeiro design incluía linhas características de vermelho, azul e dourado – combinando com as cores de Rothmans – e o coala mítico na parte de trás do capacete. Quando passou para a Honda Repsol manteve um design semelhante, mas mudando as cores das linhas para se parecerem com a bandeira australiana.

Shoei Norick Abe

A aparição do magricela japonês em Suzuka em 1994 foi uma declaração de intenções: participando como piloto convidado Abe lutou pela vitória até a última volta … Norifumi- apelidado de Norick – Abe sempre usou Shoei e com designs espetaculares que incluíam estrelas e flechas. Alguns gráficos que os fãs gostaram e que ainda hoje se veem na rua.

AGV Valentino Rossi

Talvez seja o piloto que mais utilizou gráficos nas corridas… O piloto italiano cuidou muito da sua estética e os primeiros anos surpreendeu com um design assimétrico que inclui o sol e a lua. Hoje mantém os seus símbolos fetichistas, embora com um desenho mais sóbrio. Fiel à AGV ao longo da sua carreira esportiva, é uma mina de vendas, já que suas réplicas estão entre as mais vendidas.

Shoei Marc Márquez

Marc tem sido fiel à Shoei, equipando a marca japonesa desde 2010. Os seus designs mudaram ao longo dos anos, mas manteve sempre o patrocínio da Red Bull e do seu animal de estimação preferido: a formiga. A Shoei tem comercializado com sucesso as suas pinturas, nomeadamente a réplica do GP de Austin de 2019.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x