Jetmar KTM/ Husqvarna: uma empresa com espírito competitivo.. uma equipa destinada a vencer

Por a 2 Abril 2019 19:13

(Foto: One Shot Photo)

A Jetmar é o importador da KTM e Husqvarna para Portugal desde 2011, e é liderada por Francisco Pita, um homem que tem uma enorme paixão pelo desporto motorizado..

Claro que sendo o lema da KTM : “Ready to Race”, facilmente se compreende que o espirito de competição que chega desde a fábrica na Austria, facilmente se enquadra no espírito deste homem e de toda a sua equipa.

Porque é de facto de uma equipa que estamos a falar, uma equipa composta maioritariamente por elementos que trabalham na empresa Jetmar durante a semana, e que ao fim-de-semana continuam a lutar pelas suas marcas mas agora na competição.

A Jetmar tem sempre investido em competição, mas nos últimos anos tem realizado um investimento muito especial no Rally Dakar onde tem levado vários pilotos nacionais, que assim puderam realizar esse grande sonho sempre tão difícil de concretizar.

Mas a grande novidade em 2019 foi a criação da equipa de Enduro, que está a competir no Campeonato Nacional (mas não só), com 2 pilotos, muito objectivamente seleccionados para ganhar:

Luis Oliveira e Joana Gonçalves.

Joana Gonçalves e Luis Oliveira querem conquistar os títulos nacionais de Enduro em 2019

A Equipa

Francisco Pita é a alma do projecto e é quem o dirige.

Como proprietário da empresa e seu principal gestor, Francisco Pita percebe que o marketing da KTM e Husqvarna não deve ser semelhante aos das restantes marcas presentes no mercado português. A diferença é que o enorme crescimento destas 2 marcas a nível mundial, impossibilita a fabrica de fornecer as quantidades que o mercado nacional poderia absorver. Perante esta situação, Francisco Pita acredita então que faz sentido investir na competição, pois ela faz parte do ADN da KTM e da Husqvarna, e assim trabalham-se outros aspectos do marketing, como o da capacidade tecnológica, a imagem de fiabilidade e outras questões mais subjectivas mas também muito importantes, como espírito de equipa, a organização, o sonho, a competitividade e os ídolos…(não esquecer que o Miguel Oliveira chegou à classe rainha da velocidade representando a KTM…)

E quando se trata de competição, Francisco Pita não brinca em serviço pelo que, quando aparece é para vencer.

A equipa Jetmar arrancou precisamente com esse espírito de vitória, honrando os valores supremos das marcas que importa para Portugal, e tem como objectivos a conquista do Campeonato Nacional Absoluto de Enduro com Luis Oliveira e o campeonato feminino com Joana Gonçalves.

Havia que montar a estrutura e escolher os elementos certos para maximizar o potencial de vitória e de obtenção das metas definidas.

Vamos conhecer os seus elementos:

Francisco Pita – Director de Equipa

Francisco Pita (Foto: One Shot Photo)

Hugo Branco –  Director Técnico

Hugo Branco, Director Técnico Jetmar (Foto: One Shot Photo)

Joaquim Gil – Responsável de Mecânica e Assistência em Prova

Joaquim Gil (Foto: One Shot Photo)

Humberto Gonçalves – Estratégia e Logística

Humberto Gonçalves- Estratégia e Logistica Jetmar (Foto: One Shot Photo)

Alice Marques – Preparação Física (Gestora de Produto KTM)

Alice Marques (Foto: One Shot Photo)

João Vigário – Comunicação Evo Press

João Vigário Comunicação Evo-Press (Foto: One Shot Photo)

Ricardo Almeida – Apoio Administrativo ( Gestor de Produto Husqvarna)

Carlos Santos – Suiver e Logística

A Estrutura

Nas zonas de Paddock dos Enduros nacionais a estrutura Jetmar é sobejamente conhecida pela sua dimensão e importância, o que demonstra  a seriedade e profissionalismo deste projecto.

Francisco Pita realça a importância desta modalidade que consegue reunir listas de 200 a 300 inscritos e que trás uma enormidade de publico a assistir às provas:

” O Enduro em Portugal é uma modalidade séria, com uma dimensão impressionante, que reune centenas de participantes e milhares de espectadores em todas as provas. A Jetmar orgulha-se de associar a sua presença e todo o seu profissionalismo a uma modalidade com esta importância e potencial”

E a provar o empenho da Jetmar vale a pena comprovar os meios à disposição que envolvem varias tendas, 1 camião de grande porte (usado no Dakar), vários SUVs e Motos

Objectivos para 2019

Francisco Pita não hesita nas palavras, a sua meta são os 2 campeonatos – Absoluto e Feminino.

Decorridas que estão as 3 primeiras provas da época, os Enduros de Sto André, Peso da Régua e Figueira da Foz, com o campeonato precisamente a metade, ambos os pilotos Jetmar comandam os os respectivos campeonatos.

Luis Oliveira, iniciou a época com um 2º lugar em Sto. André, mas dominou as duas provas seguintes, dispondo neste momento de uma vantagem de 20 pontos para Gonçalo Reis o seu mais directo adversário, e de 26 pontos sobre João Vivas.

Joana Gonçalves percorreu um percurso perfeitamente idêntico, tendo obtido um 2º lugar em Sto. André e depois vencendo as duas provas seguintes. Ao fim das 2 primeiras provas, Joana Gonçalves lidera a classificação Senhoras com 6 pontos de vantagem sobre Rita Vieira.

Tudo a decorrer da melhor forma, com os resultados a aparecer como desejado, a equipa e  empresa Jetmar dão um bom exemplo de como se pode optimizar um excelente espírito empresarial ao serviço do desporto, dando um contributo importante  ao desporto nacional, trazendo ao nosso país uma forma mais internacional de abordar este tipo de desafios, o que pode em muito também contribuir para uma melhor preparação dos pilotos nacionais, em provas internacionais.

Portugal preciso de exemplos como este!

 

 

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Enduro
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png