O Campeonato do Mundo de EnduroGP 2025 chega a Oliana (Espanha) este fim de semana, de 2 a 4 de maio, para a segunda ronda da temporada. Josep Garcia recuperou e, em casa, aponta à liderança de pontos do campeonato de Zach Pichon.
Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, não podia ter desejado um melhor começo para a temporada 2025 do EnduroGP. O francês fez o seu melhor início de temporada na sua carreira sénior no campeonato mundial. Coincidiu com a chegada de Josep Garcia, ainda a recuperar de uma fratura na clavícula (embora ainda tenha ganho, de alguma forma), e os britânicos Steve Holcombe e Brad Freeman não terminaram o fim de semana devido a lesões graves no joelho. Andrea Verona lutou arduamente nas rochas e sulcos de Portugal, mas os erros no primeiro dia permitiram ao piloto francês Pichon fazer um arranque de sonho pela equipa Boano.
A segunda etapa em Espanha, no território do atual campeão Garcia, oferecerá condições muito diferentes de Portugal. O GP de Espanha será também uma etapa do campeonato nacional de enduro nos dois dias, o que significa muitos pilotos extra nos testes, o que será um fator importante.

Tudo pronto em Oliana
A tranquila cidade de Oliana vai receber o GP de Espanha na região da Catalunha, a apenas algumas horas a noroeste de Barcelona. O fim de semana começa com o Super Teste na sexta-feira à noite, em Oliana. Na primeira ronda, foi Dominik Olszowy, da Rieju Factory Team, a conquistar a vitória. O piloto polaco e a equipa de fábrica de Rieju também são praticamente locais e tentarão repetir a vitória que conquistou o título. Seguem-se dois grandes dias de corrida, no sábado e domingo, com os organizadores, o Moto Club Segre, a trabalhar arduamente num percurso de 55 quilómetros que consiste no Extreme Test, Cross Test e Enduro Test antes de um longo regresso ao paddock para completar cada uma das três voltas por dia.
Francisco Leite (Sherco) é o único piloto português inscrito na prova espanhola.