O choque na largada entre os dois italianos abre caminho para o turco, que triunfa à frente de A.Lowes, que recoloca a Bimota no pódio. 3º Locatelli à frente de Petrucci.
Uma emocionante Superpole Race aconteceu esta manhã em Misano , com uma reviravolta imediata que mudou o destino da corrida. Na largada, Axel Bassani tentou atacar Nicolò Bulega na primeira curva, mas acabou por perder a frente da sua Bimota levando por arrasto o seu inocente compatriota. Um golpe duro para Nicolo – que também caiu no chão durante o aquecimento – que só pôde assistir à corrida solitária de Toprak Razgatlioglu rumo ao sucesso .

Com o seu único rival real fora da disputa, o turco teve a fácil tarefa de triunfar sozinho , reduzindo a sua diferença para o topo do campeonato mundial para apenas 14 pontos. Atrás de Toprak estava um excelente Alex Lowes, capaz de levar Bimota de volta ao pódio 25 anos depois da última vez, ou seja, desde o sucesso histórico de Anthony Gobert em Phillip Island.
Terceiro lugar para Andrea Locatelli , que comemorou da melhor forma a confirmação oficial de sua presença nas oito horas de Suzuka. Quarto lugar para Danilo Petrucci, seguido por Alvaro Bautista e Sam Lowes, enquanto Jonathan Rea mostrou sinais de recuperação com o 7º lugar. A corrida foi comprometida por uma dupla punição de volta longa – por largada forçada – para Andrea Iannone , enquanto Yari Montella acabou no chão na última curva.