O piloto da Ducati assume a melhor posição de largada, mas o seu rival Toprak Razgatlioglu também estará na primeira fila. O primeiro desafio às 13h de Portugal continental. Não perca!
Nicolò Bulega está a elevar o nível do Mundial de Superbike a novos patamares. Enquanto isso, em Cremona, conquistou a Superpole, conquistando a sexta vitória pole da sua carreira, a segunda do ano. O precedente em Phillip Island foi o início de um fim de semana de conto de fadas, com três vitórias em três. A tendência aqui pode ser a mesma, embora o rival Toprak Razgatlioglu tenha conquistado a primeira fila (terceiro lugar) e mantido a BMW na pista. “Com o calor vai ser muito difícil para mim”, disse o atual campeão. Bulega, por outro lado, não tem medo do calor, pelo contrário, espera que a Panigale não lhe pregue partidas: os dois abandonos em Assen, causados por um sensor defeituoso, pesam como pedras de moinho. Entre os dois rivais está o piloto satélite da Ducati, Sam Lowes, que, se não sofrer um acidente, ameaça ser um osso duro de roer. Talvez não para Bulega e Razgatlioglu, mas para todos os outros.

A segunda fila da grelha
Depois dos três acidentes de sexta-feira, Álvaro Bautista está em recuperação: quarto tempo mais rápido e uma segunda fila que também recebe a Honda de Xavi Vierge e, acima de tudo, um grande Andrea Iannone que está a fazer uma grande recuperação. Bulega também parece fora de alcance para qualquer um aqui, mas a competição pelo pódio será acirrada. Infelizmente, Danilo Petrucci largará com handicap, tendo sido forçado a largar da quinta fila devido a uma série de mal-entendidos com outros pilotos. Estamos a falar do piloto que aqui em setembro passado conquistou três vitórias em três corridas: seria um milagre repetir-se isso.

Gestão dos pneus e soluções possíveis
A particularidade do percurso, curto e sinuoso, e as condições de temperatura (asfalto previsto em torno de 50°C) são os principais fatores a serem considerados visando a longa corrida (largada às 13h). Aqui a Pireli propõe a solução de desenvolvimento E0126, ou seja , um composto macio, mas com uma construção mais robusta que o SCX padrão. O novo pneu provou ser um grande sucesso na etapa anterior em Assen, então é provável que todos os protagonistas confirmem esta escolha. A terceira tipologia disponível é a mais conservadora SC0. Recordemos que na primeira edição do Campeonato do Mundo de Superbike, em Cremona, em setembro passado, Danilo Petrucci fez uma corrida completa. Na ocasião, a Ducati conquistou oito das nove posições no pódio, tendo como único “intruso” Alex Lowes, então na Kawasaki.