Os fabricantes chineses de motos descobriram o campeonato do mundo de motos de série como plataforma para dar visibilidade aos seus produtos. A Kove entrou no Campeonato do Mundo de Supersport 300 em 2023 e a QJ Motor está ativa no Campeonato do Mundo de Supersport desde 2024. A Kove continua em 2026 como campeã mundial de 300 no novo Campeonato do Mundo de Sportbike e, com a ZXMoto, surge um novo participante na categoria intermédia.
Justamente a CF Moto – um dos mais antigos fabricantes chineses – está ausente. No entanto, os planos da empresa sediada em Hangzhou é de conquistar o Campeonato do Mundo de Superbike – um projeto muito mais complexo do que as categorias menores.
Os preparativos estão em andamento há muitos meses. Há um ano, foi apresentado um motor V4 de 1000 cc na feira de motos da EICMA, seguido este ano pela apresentação de um protótipo com a designação de modelo V4SR-RR, que deverá estar à venda a partir de 2027.
Tudo aponta para a estreia no WorldSBK. Outros fatos confirmam: de acordo com informações do site da GPOne, já foi feito um acordo com Matteo Ferrari como piloto de testes. Segundo isto, os primeiros testes já foram realizados. O italiano venceu no campeonato de MotoE em 2019 e traz experiência de Moto2 e do Campeonato do Mundo de Supersport. Em 2026, o piloto de 28 anos correrá no Campeonato do Mundo de Supersport pela equipa da Ducati WRP.

















