Oportunidade final para acertar coisas

Phillip Island prepara-se para dois dias de testes para o WorldSBK e WorldSSP na preparação final para 2026, com sorte, em boas condições meteorológicas.
terão lugar no icónico circuito de Phillip Island.
A espera está quase a terminar antes da primeira etapa da temporada de 2026 do Campeonato Mundial de Superbike Motul. Antes do arranque, há ainda mais dois dias de testes para as grelhas do WorldSBK e do WorldSSP, no icónico Circuito de Phillip Island.
Todo o paddock espera boas condições meteorológicas na segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17 de fevereiro, para compensar o tempo perdido em Jerez e Portimão, em janeiro, enquanto procuram melhorar as suas motos para a importantíssima abertura da temporada.

Novidades em exibição
Nova Ducati, novas duplas de pilotos nas equipas de fábrica…. Há muito para observar durante os dois dias de testes. Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati) chega à Austrália como um dos favoritos ao título deste ano e conta com uma nova moto. Tem também um novo companheiro de equipa, Iker Lecuona, e o piloto número 7 procurará acumular mais quilometragem enquanto se adapta da Honda.
Na BMW ROKiT, há dois novos pilotos: Danilo Petrucci e o seu companheiro de equipa Miguel Oliveira, que também procurarão acumular quilómetros na Austrália, até porque pouco rodaram em Jerez e Portimão com a chuva.
Na Honda, Jake Dixon (Honda HRC) terá a companhia do piloto de testes Tetsuta Nagashima tanto nos testes como na etapa, enquanto Somkiat Chantra continua a recuperar das lesões sofridas nos treinos.
O piloto convidado, Ryan Vickers, também estará presente nos testes antes da sua primeira corrida no WorldSBK com a camisola vermelha da Honda.

Rostos novos na Yamaha
Vierge, Manzi e Rato preparam-se para a estreia no WorldSBK com a marca japonesa. Xavi Vierge (Pata Maxus Yamaha) adaptou-se bem ao seu novo ambiente azul e procurará continuar a melhorar a sua condução na Yamaha R1 na Austrália. O seu companheiro de equipa, Andrea Locatelli, costuma ter bons resultados em Phillip Island, pelo que procurará lutar pelo pódio e o teste será vital para colocar as coisas nos eixos. Na equipa GYTR GRT Yamaha, Stefano Manzi tem-se mostrado rápido até ao momento, mas vai querer mais tempo em pista seca com a moto, enquanto Remy Gardner procurará inverter o seu desempenho em Phillip Island, começando pelo teste.
A equipa Motoxracing WorldSBK fará o seu primeiro teste de 2026 com Bahattin Sofuoglu e Mattia Rato; este último na sua primeira visita a Phillip Island.

Apontando para o alto
À procura de um bom início de ano, após um período limitado de testes em Jerez e Portimão, Garrett Gerloff (Kawasaki) espera continuar a adaptar-se à sua Kawasaki ZX-10RR revista, agora com aletas.
Álvaro Bautista quer iniciar o seu percurso com a Barni Ducati com um bom resultado, e tudo começa com os testes, enquanto o seu companheiro de equipa, Yari Montella, teve um bom desempenho em pista tanto no WorldSSP como no WorldSBK no ano passado. Alex Lowes (bimota by Kawasaki Racing Team) e o seu companheiro de equipa, Axel Bassani, têm agora um ano inteiro de dados com a Bimota KB998 Rimini e esperam começar os testes, e a etapa, com o pé direito. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) inicia o seu terceiro ano em busca da sua primeira vitória no Mundial de Superbike, enquanto Tarran Mackenzie (MGM Racing Performance) inicia a sua primeira temporada completa com a equipa MGM-Ducati.
Lorenzo Baldassarri (Team GoEleven) regressa ao WorldSBK com a Team GoEleven, enquanto Alberto Surra (Motocorsa Racing) utilizará os testes para se preparar para a sua estreia.

Estrelas do Mundial de Supersport
Dois dias de ação para os concorrentes do WorldSSP, cuja grelha também estará em pista na Austrália, com todos os pilotos, exceto os do WorldSSP Challenge. Será a primeira vez que veremos a ZXMOTO 820-RR com Valentino Debise (ZXMOTO Factory Evan Bros) e o seu companheiro de equipa, Federico Caricasulo.
Dominique Aegerter (Kawasaki WorldSSP) terá uma antevisão da sua prestação no regresso ao Mundial de Supersport, enquanto Albert Arenas (AS Racing Team) fará a sua estreia na categoria após a sua transição de Moto2.
Segunda-feira, 16 de fevereiro (todos os horários Hora Local, UTC+11) 09h10-11h00 – Treino Livre 1 WorldSSP 11h10-13h10 – Treino Livre 1 WorldSBK 13h40-15h30 – Treino Livre 2 WorldSSP 15h40-17h40 – Treino Livre 2 WorldSBK
Terça-feira, 17 de fevereiro 09:10-11:10 – Treino Livre 1 WorldSBK 11h20-13h10 – Treino Livre 1 WorldSSP 13h40-15h40 – Treino Livre 2 WorldSBK 15h50-17h40 – Treino Livre 2 WorldSSP
















