Técnica: A Harris Performance, a era moderna

Por a 7 Novembro 2019 17:00

Há mais de quarenta anos, que a Harris Performance Products de Inglaterra projeta, desenvolve, fabrica e comercializa chassis e componentes para motos de estrada e de corrida, comercializados em todo o mundo.

Durante 2002, houve concentração no desenvolvimento e expansão do negócio principal, novos produtos foram projetados e desenvolvidos e mais produtos não pertencentes à Harris foram introduzidos no catálogo de “Peças para profissionais”. Essa expansão trouxe tal expansão em aspectos de administração, vendas, marketing, armazenamento e expedição da empresa, que resultou na mudança para novas instalações no final de 2002.

A WCM que ganhou o GP de Portugal com Garry McCoy (aqui é John Hopkins) era também uma Harris

Tradicionalmente, os produtos Harris eram desenvolvidos por meio do envolvimento e associação com as corridas. Essa política continuou em 2002, com muitos novos produtos evoluindo como resultado. Muitos produtos beneficiaram das informações obtidas como suporte e patrocinadores técnicos para a equipa Yamaha Virgin Aiwa e da associação como importadores Öhlins à Suzuki Crescent Rizla.

No final desse ano, a Harris foi abordada pela WCM para projetar, desenvolver e construir uma moto de MotoGP para acomodar uma unidade de motor que eles desenvolveram com base numa unidade de potência Kawasaki a 4 tempos. Esta moto contestou a Moto GP em 2003, como precursora da atual classe de MotoGP de 4 tempos.

Para complementar esse aspecto de parceiro técnico e de corrida, a Harris continuou a diversificar como parceiro técnico da equipa oficial Yamaha SuperMoto nesta emocionante disciplina de corrida.

A Harris foi o importador e representante oficial da suspensão Öhlins no Reino Unido quase 25 anos, até a fábrica sueca estabelecer a Öhlins UK como parte de sua política de marketing mundial, representando esta empresa de suspensão técnica em todos os aspectos da estrada e corrida, dentro e fora do motociclismo de estrada.

Embora já não seja o importador, a Harris ainda é o principal fornecedor e consultor de todo o material Öhlins.

Nos 10 anos seguintes, a Harris continuou da mesma forma, desenvolvendo um chassis de Moto2, com as máquinas Harris na pole no Grande Prémio da França no ano inaugural desta nova classe de GP, e projetando e desenvolvendo máquinas de 125cc para a primeira fábrica da China completamente equipada para entrar nos Grandes Prémios.

A empresa também expandiu a sua operação de marketing de produtos externos à marca Harris e orgulha-se da sua associação com prestigiados nomes e produtos de motociclismo que podem ser encontrados no seu catálogo.

Chassis são a especialidade da Harris… se têm um scooter chinesa, eles provavelmente desenvolveram-na

No que diz respeito à gama de produtos e serviços, a política da Harris é de constante desenvolvimento e melhoramento. Esses produtos, como os projetados e fabricados pela Harris, fornecidos para aplicações em estrada ou corrida, são todos … “Comprovados em competição”!

Durante um período de aproximadamente 15 anos, a Harris trabalhou associada à Eicher Motors Ltd, a proprietária indiana da Royal Enfield. A partir de 2008, a Harris estava a trabalhar cada vez mais para o fabricante indiano na rápida expansão desta famosa marca britânica, culminando no design e desenvolvimento em conjunto com o designer Mark Wells da atual Continental GT.

O SLS do depósito (foto principal) refere-se aos 3 sócios, Steve, Lester e Steve

O sucesso deste projeto levou a negociações com a Eicher Motors Ltd (Royal Enfield) para adquirir a Harris. As negociações foram um sucesso e a aquisição da Harris Performance Products Ltd. pela Eicher Motors foi concluída em Junho de 2015.

Os princípios e funcionários da empresa agora têm orgulho de negociar como Harris Performance (uma unidade da Eicher Motors Ltd).

Embora a prioridade seja apoiar o desenvolvimento de novos produtos Royal Enfield, a Harris continua a apoiar os seus muitos clientes e a desenvolver e comercializar novos produtos Harris e não Harris.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png