ETC: Kiko Maria inicia época

Por a 5 Abril 2019 11:04

O jovem Francisco (“Kiko”) Maria inicia hoje no circuito do Estoril, a sua temporada, apostado em conseguir a “qualificação para as duas corridas” da prova de abertura da temporada de 2019 da European Talent Cup, competição integrada no FIM CEV.

Em pista estarão seis dezenas de pilotos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, de 18 nacionalidades, distribuídos por duas séries. Todos dispõem do mesmo modelo de moto (Honda NSF 250R), equipada com motor de 250 centímetros cúbicos a quatro tempos, com cerca de 60 cavalos, e pneus Dunlop.

“Vou tentar andar rápido nas qualificações”, no sábado, para poder alinhar, no dia seguinte, na série dos pilotos com melhores tempos. “É o primeiro passo para poder estar, de forma consistente, na luta pelos pontos lá para meio da temporada, que é, honestamente, o objetivo que tenho em mente”, confessa  Kiko Maria.

Isto porque a organização, a cargo da espanhola Dorna, viu-se obrigada, pela primeira vez, a dividir em duas séries os participantes, atendendo ao facto de mais de seis dezenas de jovens pilotos se terem inscrito na edição deste ano da ETC.

Na primeira série, estarão os mais rápidos nas qualificações, que no domingo farão duas corridas, com os pontos a serem repartidos pelos 15 primeiros. Cada corrida terá 16 voltas, começando a primeira às 11 horas e a segunda três horas depois, enquanto os mais lentos nos treinos cronometrados serão agrupados na segunda série, cumprindo apenas uma passagem pelo circuito estorilista, a partir das 16 horas.

“Trabalhámos bastante no defeso e já há uma química muito positiva entre mim e a equipa. Mas, naturalmente, só em condições de corrida conseguiremos evoluir. É com esse espírito e decidido a entrar na série dos mais rápidos que vou estar no Estoril, tanto mais que será a prova da ETC em que mais público terei a apoiar-me”, assinala o jovem piloto português, que ontem completou 15 anos.

Confiante na repetição da “experiência fantástica” que foi a sua estreia na ETC, em 2018, Kiko Maria espera “receber a melhor prenda” no domingo e poder “continuar a crescer como piloto” com o andar da temporada. Para tanto, acrescenta, conta rentabilizar o “conhecimento que tem das pistas” onde as provas se irão disputar, maioritariamente em Espanha, e a sua integração na Leopard Impala Junior Team, que no ano passado proporcionou ao espanhol Javier Artigas o triunfo na competição e cuja representação principal alinha no Mundial de Moto3.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Velocidade
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png