Johann Zarco conquistou este sábado a pole position para a 46.ª edição das 8 Horas de Suzuka, batendo o recorde absoluto da pista com um tempo impressionante de 2’04.290, e garantindo à Honda HRC a melhor posição na grelha por apenas 26 milésimos de segundo. Apesar do feito, o francês foi determinado: “É bom, mas vencer a corrida é ainda mais lendário do que a pole ou um recorde.”
Antes da sessão decisiva, o tradicional Top 10 Trial exclusivo de Suzuka, as equipas participaram num último treino livre de 45 minutos. Com temperaturas superiores a 36 °C, a Honda #30 trabalhou sobretudo na afinação para a corrida. Takumi Takahashi completou 10 voltas, seguido de Zarco, que levou a moto ao quarto tempo do treino com 2’06.377.

No Top 10 Trial, os dez melhores da qualificação lutaram pela frente da grelha, com cada equipa a nomear dois pilotos. O tempo mais rápido entre os dois contava para a grelha final. Michael Van Der Mark, da BMW, destacou-se no primeiro grupo com 2’05.508.
Na fase decisiva, Jack Miller (Yamaha) caiu quando seguia forte. Takumi Takahashi colocou a Honda provisoriamente na frente com 2’05.223. Andrea Locatelli (Yamaha) respondeu com um excelente 2’04.316, e Uramoto (AutoRace) ficou logo atrás com 2’05.001.
Mas foi Johann Zarco, o último a entrar em pista, quem arrebatou os aplausos: 2’04.290, novo recorde absoluto do circuito e pole para a Honda.

“Sabíamos que o ritmo de corrida era bom, mas não contava com a pole”, confessou Zarco. “Pensei que ia ficar na casa dos 2:04 médios, mas consegui tirar partido do novo pneu traseiro. Foi uma grande alegria.”
Sobre o recorde? O francês desvaloriza: “É um bom sinal, mas o que conta é ganhar.”
Esta é apenas a segunda participação de Zarco nas 8 Horas de Suzuka. Ainda assim, sente-se mais preparado: “Se estás em forma para o MotoGP, consegues aguentar Suzuka. Este ano sinto-me mais calmo, conheço melhor o circuito. A pressão existe sempre, na Honda, fazer bem é vencer.”

Quanto ao trabalho de afinação, Zarco revelou que o foco esteve na eficiência: “Trabalhámos no ritmo com o mínimo de desgaste possível. Sinto que atingi um novo nível com a CBR1000RR-R-SP.”
A corrida arranca este domingo, dia 3 de agosto, às 11h30 locais (3h30 em Lisboa). Ao lado de Zarco, estará Takumi Takahashi, vencedor por seis vezes da prova japonesa. Com dois pilotos e temperaturas sufocantes, a missão será árdua, mas o #30 da Honda já fez história.
Veja aqui os resultados da qualificação para as 8h de Suzuka

















