X-Trophy, Pinhal Novo: Gustavo Gaudêncio, o melhor entre 200 pilotos na Lagoa da Palha

Por a 21 Novembro 2022 22:17

Cerca de duas centenas de pilotos de todas as classes que compoem o Trofeu X-Trophy responderam à chamada do MX Caramelos e da X-Adventure para participarem no X-Trophy Pinhal Novo 2022, que se disputou no passado dia 13 de Novembro em Lagoa da Palha, em Pinhal Novo.

Depois da longa paragem de verão esta foi a oportunidade da vasta caravana de pilotos participantes no “X-Trophy” de regressarem à competição, disputando uma prova que ingressou pela primeira vez no calendário, e que levou até às portas da área metropolitana de Lisboa o todo-o-terreno de resistência.

Pela frente os concorrentes enfrentaram um circuito com cerca de 8 quilómetros de extensão, na sua esmagadora maioria de progressão muito fácil, em piso de areia relativamente compacto, exceção feita a uma pequena zona de lama que acabou por ser um pouco mais difícil de transpor para alguns concorrentes.

Seguindo a lógica de alternância de classes em pista, e depois de na prova anterior em Ferreira do Zêzere terem sido os pilotos dos Quad a arrancarem primeiro, nesta terceira prova que contou com o apoio da Freguesia de Pinhal Novo, foram os pilotos Moto que arrancaram em primeiro lugar, sendo que quem teve verdadeiramente as honra de abertura de pista foram os mais novos, ou seja os “grandes” pilotos da classe Iniciados Moto. 

Disputada numa versão mais curta do traçado de Lagoa da Palha, a prova dos Iniciados Moto foi muito disputada, com quatro jovens pilotos a lutarem pelo primeiro lugar, tendo todos terminado com 19 voltas cumpridas.  A corrida foi liderada nas primeiras voltas por Bernardo Caiado, porem á quarta volta ja era Rafael Leonardo que estava na frente.  Na volta seguinte ascende ao segundo posto Rodrigo Florentino, relegando Bernardo Caiado para terceiro. Até à 16ª volta não houve mais alterações,  sendo que foi nesta volta que Rafael Florentino se aproxima e ascende os lugar mais baixo do pódio. Na volta seguinte Rafael Florentino ultrapassa troca de posição com o seu irmão Rodrigo, mantendo-se a partir deste momento e até final as posições inalteradas.  O grande vencedor foi Rafael Leonardo, seguindo de Rafael Florentino em segundo e de Rodrigo Florentino em terceiro.

Depois dos Iniciados Moto seguiram-se os Iniciados Quad, prova onde se registou uma maior estabilidade na luta pelos melhores lugares.  Tiago Cruz em Yamaha YFM250 liderou a corrida até ao final da terceira volta, sendo depois ultrapassado por Bernardo Conceição em moto semelhante.  Uma nova troca de lugares viria a acontecer durante a 11ª volta, altura em que Tiago Cruz recuperou a liderança para não mais a largar até ao final da corrida, acabando assim por ser o vencedor com 17 voltas cumpridas, enquanto Bernardo Conceição terminou em segundo  com igual numero de voltas.  Gabriel Oliveira terminou em terceiro, uma posição que ocupou de inicio a fim, concluindo a corrida com 16 voltas.

A corrida mais participada do dia foi a corrida Moto, com mais de 100 pilotos presentes entre consagrados e amadores.  Entre a vasta lista de inscritos figuravam alguns dos nomes mais conhecidos dos campeonatos nacionais de todo-o-terreno, ao passo que entre os hobby estavam também muitos pilotos de reconhecidas qualidades e rapidez em pista, capazes de ombrear lado a lado com os melhores da modalidade.   Em todas as classes houve muita luta pela vitória, com vários concorrentes a fazerem valer os seus méritos e a rodarem nos primeiros lugares das suas respetivas categorias. 

Nos Motos TT-1 Federados, venceu João Duarte, da equipa Santag Racing Team /Jpr Motors, em Fantic XEF250 com 12 voltas concluídas no circuito desenhado pelo MX Caramelos.   Na classe TT-2 foi Gustavo Gaudêncio do Team Bianchi Prata aos comandos de umaHonda Honda CRF450 quem subiu ao lugar mais alto do pódio com 13 voltas realizadas.

Quanto ás classes Hobby, nas TT-1 venceu Flávio Carvalho, que completou 12 voltas aos comandos de uma Husqvarna de 250cc inscrita com as cores da FC Motos.   Nos Hobby TT-2, Nelson Cunha foi o grande vencedor, ao completar 13 voltas à pista com a sua Honda CRF 450 da equipa Doctor Malaquias Auto. Nelson Cunha foi o único piloto hobby a conseguir dar 13 voltas ao circuito, um feito conseguido por apenas mais dois pilotos, Gustavo Gaudêncio e Nuno Palma, ambos a correrem entre os Federados TT-2.

Nos Juniores venceu David Borralho, que correu na classe TT-1 Hobby com uma CRF250 da equipa Team Power TT Orada. Nos Veteranos o vencedor foi Daniel Jordão que participou na categoria TT-2 Federado com uma Husqvarna FE450 inscrita pela equipa Ab Lubs – Santag – Momento TT.

Apenas uma piloto feminina alinhou na prova Moto do X-Trophy Pinhal Novo, a simpática Daniela Bernardino que conduziu Sherco Se 250 com a qual completou 9 voltas á pista e subiu logicamente ao lugar mais alto do pódio.

A prova de Quads recebeu também uma lista de participantes bastante boa, onde também figuravam alguns dos melhores pilotos desta modalidade, que apesar das dificuldades continua ainda a mostrar bastante vitalidade.

Na classe Elite, reservada aos pilotos com licença desportiva João Vale e Tomás Paulo estiveram uns quantos furos acima dos demais, sendo estes os dois únicos pilotos que conseguiram dar 12 voltas ao traçado durante a hora e meia que durou a corrida.   João Vale, com uma Yamaha YFZ450 da equipa Racestarsracing/Tsmotoracing/Motovr chegou á meta com uma confortável vantagem de 2m20s sobre o seu adversário direto, sendo o natural vencedor. Tomás Paulo, também Yamaha YFZ450 concluiu a prova no segundo lugar, com o mesmo numero de voltas do vencedor.  Nelson Raposo,  em mais uma Yamaha YFZ450, inscrita pela Raposo Automóveis terminou em terceiro, mas já a uma volta de distância dos dois pilotos que o antecederam.

Na classe Hobby-Q1 foi Joaquim Barbosa, também ele em Yamaha YFZ450 quem venceu a corrida, concluindo na frente com 11 voltas realizadas.   Na classe Q2-Hobby, Hugo Vasco, com uma Suzuki LTZ 400 foi o vencedor.

Quanto ás corridas de “idade”, nos Juniores venceu Tomás Paulo, enquanto nos Veteranos foi Rui Russo quem triunfou, ambos participantes da classe Q-Elite.

Por fim uma palavra para as senhoras, com três pilotos a alinharem na corrida dos Quads.   Rita Almeida viria a parar depois de ter concluído a 5 volta, deixando Vera Cabrita e  Joana Mendes a lutarem entre si.  Vera Cabrita participou inscrita na classe Q-Elite, com uma Suzuki LTR450, já Joana Mendes participiou inscrita na classe Q1-Hobby, com uma ATV Racing 450.   Ambas conseguiram cumprir 9 voltas ao circuito, porém Vera Cabrita foi mais rápida 2m24s que a sua adversária, sendo a natural vencedora enquanto Joana Mendes se quedou pelo segundo posto.

No final da corrida o balanço era extremamente positivo.  O sentimento comum entre organizador, promotor e entidades presentes era de grande satisfação, pela grande adesão de pilotos que a prova apoiada pelo Município de Palmela teve, e por de um modo geral ter decorrido dentro da normalidade, pese embora alguns acidentes, naturais num evento com tanto piloto a correr em simultâneo.

Luís Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do troféu, disse no final que: “Em primeiro lugar quero desejar as rápidas melhoras aos pilotos acidentados. Queremos que regressem ao ativo o mais rapidamente possível.“, que acrescentou sobre a prova o seguinte, Visitamos pela primeira vez o Pinhal Novo, mais propriamente a Lagoa da Palha, era uma prova nova, num terreno um pouco diferente.  Mas em boa hora o fizemos, trouxemos o todo-o-terreno de resistência até uma zona do país onde não é muito comum, e o balanço final é extremamente positivo.  O X-Trophy teve quase duas centenas de pilotos a correr aqui, e os comentários que recolhemos entre eles é de que gostaram da corrida.  Por isso esperamos poder aqui regressar num futuro próximo.”

O X-TROPHY PINHAL NOVO foi organizado pelo MX Caramelos, com o apoio do Município de Ferreira do Palmela, da Freguesia do Pinhal Novo, dos Bombeiros do Pinhal Novo, da Tanqueluz e da GoldSpeed, sendo provido pela X-Adventure e disputado sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal.

:.

(Texto e foto: X-Trophy.com)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x