Dakar, Etapa 3: Após penalizações a vitória é atribuida a Kevin Benavides - MotoSport
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
MotoSport

Dakar, Etapa 3: Após penalizações a vitória é atribuida a Kevin Benavides

Ricardo Ferreira por Ricardo Ferreira
8 Janeiro, 2024
em Destaque Homepage, Motosport, Mundial Rallyes e Cross Country FIM, Newsletter, Newsletter destaque, Offroad Moto, Rally Dakar, TT
A A
Dakar, Etapa 2, Sam Sunderland (6º.): “Passei a maior parte do tempo na poeira, foi assustador”

Share on FacebookShare on Twitter

Pablo Quintanilla, inicialmente anunciado como o vencedor da terceira etapa, à frente de Barreda e Kevin Benavides, acabou por não conquistar a sua 7ª vitória na etapa. O chileno, mas também Barreda, Brabec e Branch, entre outros, foram penalizados por excesso de velocidade na especial. Assim, a organização atribuiu o triunfo a Kevin Benavides (KTM) à frente de Ricky Brabec e Adrien Van Beveren.

O argentino abre assim a sua conta de vitórias em etapas no rali Dakar, elevando o seu total para 8, igualando Sam Sunderland, bem como a lenda da KTM Alfie Cox, cujo filho Bradley também foi apanhado pela pistola de velocidade na classe Rally 2. Na classificação geral, Branch continua a liderar, com 3’11” de vantagem sobre Cornejo e 5’08” sobre Brabec.

Filme da etapa

Ao km 38, Mason Klein faz o melhor tempo, aumentando a sua vantagem sobre Ross Branch, segundo classificado, para mais de 1 minuto. Kevin Benavides ocupa o terceiro lugar, 1’16” atrás do americano. O primeiro piloto a arrancar, Nacho Cornejo, já perdeu 3’57” mas ganhou 37” segundos de bónus por ter aberto o caminho.

Artigos relacionados

WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas

WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas

17 Dezembro, 2025
MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’

MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’

17 Dezembro, 2025

Joan Barreda ocupa o quinto lugar após 38 km e é o segundo representante da Hero, atrás do seu companheiro de equipa Ross Branch, que é o segundo. “Bang Bang” é o 13º na classificação geral, cerca de 29′ atrás de Branch, depois de ter recebido ontem uma penalização de 8 minutos por excesso de velocidade. Sam Sunderland parou ao km 11 e o tempo está a passar… já lá vão mais de 2 horas.

QUINTANILLA DESPOJA KLEIN DE LÍDER

Pablo Quintanilla aproxima-se de Mason Klein após 135 km da especial. Klein está agora à frente do seu rival chileno por 24”. Joan Barreda passou para terceiro e tornou-se o melhor piloto Hero do dia, porque Ross Branch ocupa agora o quinto lugar, atrás de Kevin Benavides, a pouco menos de 2 minutos de Quintanilla. O chileno e o seu compatriota Nacho Cornejo estão a abrir caminho desde o km 45. Como resultado, ambos estão a engolir os bónus nas especiais. Quintanilla acumulou 45”, enquanto o seu companheiro de equipa tem agora 2’27”.

Sam Sunderland está parado há mais de 3 horas. O piloto britânico está à espera de um veículo que lhe traga óleo, mas o abandono parece eminente. Mason Klein perdeu mais de 5′ após 201 km. Pablo Quintanilla lidera a etapa,a seguir vem  o piloto da KTM Kevin Benavides. Joan Barreda está apenas a 2 minutos de Benavides. Ross Branch ocupa o quarto lugar, mas na classificação geral virtual, o homem do Botswana aumentou ligeiramente a sua vantagem sobre Nacho Cornejo, que está a abrir caminho com Quintanilla. Sam Sunderland atira a toalha ao chão. Atingido pelo azar, o britânico esteve parado durante mais de 3 horas e meia após 11 quilómetros devido a um problema mecânico e abandona o rali.

Ao fim de 249 km da especial, Pablo Quintanilla continuava a abrir caminho juntamente com Nacho Cornejo, permitindo aos dois chilenos tirar partido das bonificações. Quintanilla regista o melhor tempo com 1’21” de vantagem sobre Barreda, com Kevin Benavides a 1’27”, Ross Branch a 2’12” e Adrien Van Beveren a 3’46”. Na classificação geral virtual, o pódio não sofreu alterações, com Branch à frente de Cornejo e Brabec. Quintanilla está a aproximar-se do pódio e pode ser o homem do dia. Tal como ontem, os pilotos da Honda e da Hero estão na frente da etapa.

MASON KLEIN COM PROBLEMAS

Após uma paragem ao fim de 45 quilómetros, Mason Klein, que ontem mudou de motor depois de ter partido o anterior no percurso de ligação, parece estar novamente a sofrer de problemas técnicos. O piloto da KORR na sua nova moto Kove, cujas rodas não tinham tocado no chão antes da corrida, segue a baixa velocidade após 270 quilómetros. Parece que o americano está a tentar chegar ao fim sem correr o risco de ter outro motor avariado, o que representaria o fim da sua corrida, uma vez que os pilotos de Rally GP não estão autorizados a retomar a corrida depois de a abandonarem.

No ponto intermédio, após 310 quilómetros, Pablo Quintanilla continua a fazer o melhor tempo, com 1’16” de vantagem sobre Joan Barreda, 2’22” sobre Ross Branch, 2’33” sobre Ricky Brabec, 3’13” sobre Adrien Van Beveren e 4’20” sobre Skyler Howes. Nacho Cornejo, que abriu a especial com Quintanilla, está 5’56” atrás do atual líder, mas já acumulou 3’25” em bónus. De momento, a especial está a ser dominada por duas motos Hero e as cinco Hondas.

Os pilotos da Honda, Nacho Cornejo e Pablo Quintanilla, estão a trinta quilómetros do final da especial. O trabalho conjunto dos chilenos deverá permitir a Quintanilla vencer a etapa do dia, que será a 7ª da sua carreira no Dakar. Mason Klein, que se arrastava após 270 quilómetros, está parado há mais de meia hora na marca dos 303 quilómetros. O americano está atualmente a fazer reparações na sua moto Kove.

ABANDONO DE SEBASTIAN BUHLER

Sebastian Bühler caiu após 360 quilómetros da especial. Toby Price e Skyler Howes pararam para ajudar o piloto da Hero. O alemão, consciente e capaz de se mover, estava a sofrer de dores na zona lombar. Foi transportado de helicóptero para o hospital para um check-up completo. Price e Howes vão recuperar o seu tempo de paragem no final da etapa. Com a desistência de Joachim Rodrigues, anteontem, a equipa indiana da Hero fica agora reduzida a Branch e Barreda.

PENALIZAÇÕES DÃO TRIUNFO A KEVIN BENAVIDES

Pablo Quintanilla, inicialmente anunciado como o vencedor da etapa, à frente de Barreda e Kevin Benavides, acabou por não conquistar a sua 7ª vitória na etapa. O chileno, mas também Barreda, Brabec e Branch, entre outros, foram penalizados por excesso de velocidade na especial. Como resultado, Kevin Benavides sai vitorioso à frente de Ricky Brabec e Adrien Van Beveren.

Logo após o final da especial, os pilotos, os condutores e as equipas poderão reencontrar-se com as suas equipas de assistência ligeira, que disporão de apenas 2 horas para trabalhar nas suas máquinas. Os concorrentes dirigir-se-ão então, através do percurso de ligação, para um bivouac exclusivamente reservado para eles. Estacionarão os seus veículos num recinto seguro e não lhes poderão tocar antes de os recolherem amanhã de manhã para a partida. Oito grandes tendas Khaïma 20 x 8 esperam-nos. Um serviço de catering, um serviço médico, um pódio e blocos sanitários completam as instalações montadas. Os concorrentes entregaram aos organizadores um pacote que lhes será devolvido à chegada, para uma primeira noite de acampamento antes da próxima etapa de 48 horas contrarrelógio.

Amanhã decorre a Etapa 4 entre Al Salamiya e Al-hofuf, composta por uma especial cronometrada de 299 quilómetros e uma longa ligação de 332 km. O terreno é um pouco mais fácil e rápido, fazendo parte da etapa maratona, após a qual as equipas não podem assistir as motos.

Classificação da Etapa 3

1.     Kevin Benavides (KTM), 4:39:28

2.     Ricky Brabec (Honda), + 1:11 min

3.     Adrien van Beveren (Honda), + 2:51

4.     Skyler Howes (Honda), + 2:57

5.     Ross Branch (Hero), + 3:18

6.     Jose Cornejo (Honda), + 3:34

7.     Pablo Quintanilla (Honda), + 4:14

8.     Stefan Svitko (KTM), + 5:04

9.     Toby Price (KTM), + 6:36

10.  Milan Micheck (KTM), + 7:32

(…)

12. Rui Gonçalves (Sherco). 9.17

22. António Maio (Yamaha), + 20:19

37. Mário Patrão (Honda), + 46:21

etc.

Classificação geral

1.    Ross Branch, Hero, 14:32:51 h

2.    Jose Cornejo, Honda, + 3:11 min

3.    Ricky Brabec, Honda, + 5:08

4.    Pablo Quintanilla, Honda, + 16:16

5.    Adrien van Beveren, Honda, + 20:16

6.    Kevin Benavides, KTM, + 20:32

7.    Toby Price KTM, + 22:57

8.    Daniel Sanders, GASGAS, + 24:13

9.    Luciano Benavides, Husqvarna, + 27:00

10. , Martin Michek, KTM, + 27:12

Tags: Etapa3Monster Energy HondaNacho CornejoPablo QuintanillaRally Dakar 2024Ricky BrabecRoss Branch
Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Apaixonado por motos desde muito cedo, está desde há muito ligado à Comunicação Social, tendo trabalhado em diversos meios como AutoHoje, revista Motociclismo, jornal Volante, revista MotoMagazine e Autosport, entre outros.

Artigos relacionados

WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas
Autosport

WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas

por Miguel Fragoso
17 Dezembro, 2025
MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’
Autosport

MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’

por Miguel Fragoso
17 Dezembro, 2025
Próximo artigo
MotoGP, Marc Márquez: “Não gosto de comparar motos, especialmente em público”

MotoGP, Marc Márquez: “Não gosto de comparar motos, especialmente em público”

Vídeo Dakar, Etapa 3: Sebastian Bühler abandona após queda

Vídeo Dakar, Etapa 3: Sebastian Bühler abandona após queda

Please login to join discussion
  • Novidades
  • Tendências
  • Comentários
WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas

WSBK: Calendário de 2026 com alterações de programas

17 Dezembro, 2025
MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’

MotoGP: Valentino Rossi não foi para a F1 porque seguiu ‘o coração’

17 Dezembro, 2025
WSBK: Miguel Oliveira e desempenho tão positivo nos testes ‘não estava nos planos’ da BWM

WSBK: Miguel Oliveira e desempenho tão positivo nos testes ‘não estava nos planos’ da BWM

17 Dezembro, 2025
MotoGP: Jack Miller com saída da classe rainha adiada mas inevitável?

MotoGP: Jack Miller com saída da classe rainha adiada mas inevitável?

17 Dezembro, 2025
MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

8 Setembro, 2025
MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

28 Agosto, 2025
MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

16 Outubro, 2025
MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

20 Julho, 2025
2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus.   Por: João Pais

2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus. Por: João Pais

75

A demanda de D. Miguel. Por João Pais

63
Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

40
Os Manos. Por João Pais

Os Manos. Por João Pais

28

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Miguel Oliveira Motas Moto2 Moto3 MotoGP Motos Mundial de Superbikes MX2 MXGP Off Road Rally Dakar

GRUPO V

Motosport ES
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2024 Motosport copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade

© 2024 Motosport copyright