Dakar, Antevisão Etapa 1: Os primeiros a partir serão presas fáceis

Por a 5 Janeiro 2024 23:44

O primeiro dia “real” do Dakar 2024 será muito longo, com uma etapa de ligação de 192 km, o que é incomum na Arábia Saudita. Os primeiros a partir serão presas fáceis no terreno aberto que se segue às dunas.

A primeira etapa do Dakar 2024 começa no primeiro fim de semana de janeiro, com os pilotos a rumar para leste, de AlUla a Al Henakiyah, onde serão lançados numa etapa especial de 414 km.  Uma ligação de 127 km completará a distância total de 541 km no que promete ser um dia exigente, com terrenos rochosos e montanha no menu, enquanto os pilotos se dirigem para o primeiro bivouac.

Logo no início, os pilotos deparam-se com um campo de dunas com 30 quilómetros de extensão, que antes do resto do dia promete ser muito, muito rápido, principalmente em terreno aberto. Este dia é um excelente exemplo de como uma posição inicial precoce traz consigo uma grande desvantagem.

CRÉDITOS DE TEMPO

Quem tem que abrir a pista nas dunas será presa fácil para os seus perseguidores, que só precisam seguir os rastos na areia. Os pilotos partem em intervalos de dois minutos. No momento em que o percurso chega a terreno aberto, os grupos já devem estar formados – e os pilotos que começaram mais tarde devem ganhar alguns minutos. Para mitigar a desvantagem do primeiro piloto na pista, de acordo com o regulamento, o primeiro piloto recebe um crédito de tempo – um segundo e meio por quilómetro.

A ORDEM DE PARTIDA

Os dez pilotos mais rápidos da categoria principal de RallyGP no prólogo de hoje, puderam hoje escolher a posição de largada com base nos resultados, ficando assim definida a ordem de largada nas motos para a 1ª etapa:

O norte-americano Mason Klein abre amanhã a pista na sua Kove, seguido pelo piloto de fábrica da Honda, Skyler Howes. O luso-alemão Sebastian Bühler com a Hero será o oitavo a partir, bem na frente de seu companheiro Joan Barreda. O piloto de fábrica da KTM, Toby Price , larga na 12ª posição, o campeão mundial de rally-raides Luciano Benavides (Husqvarna) parte em 14º, Sam Sunderland (GASGAS) logo atrás em 15º e o vencedor do prólogo Tosha Schareina em 17º. O segundo classificado de hoje Daniel Sanders (GASGAS) começa a corrida na 19ª posição, enquanto Kevin Benavides (KTM) como o último dos favoritos será o 22º piloto a partir.

Os comentários estão fechados.