Dakar 2023: Máquina austríaca pronta para a longa maratona  

Por a 4 Dezembro 2022 23:33

Matthias Walkner, Toby Price e Kevin Benavides estão de novo juntos na formação da Red Bull KTM, prontos para enfrentar o Rally Dakar 2023.

A menos de um mês do início da prova icónica, a equipa completará em breve os seus preparativos finais antes de se dirigir para a Arábia Saudita para competir na prova de 14 etapas, que terá início a 31 de Dezembro.

Com a temporada de 2022 interrompida por várias lesões, a equipa de três homens da Red Bull KTM está agora de novo junta. Matthias Walkner regressa à competição de ralis pela primeira vez desde Abu Dhabi, onde igualou o seu resultado do terceiro lugar no Dakar. O piloto austríaco foi então submetido a uma cirurgia muito necessária a uma lesão no ombro que o atormentava há já algum tempo. Agora, perto de 100% da forma, o vencedor do Dakar de 2018 terá como objectivo assegurar um segundo título no rali de cross-country mais difícil do mundo.

“Ainda estou a sair de um ano em que perdi muitas corridas depois de ter sido operado ao ombro, por isso espero não ter quaisquer problemas. Mas é claro que o objectivo é ganhar. Sei que tenho uma equipa incrível à minha volta, e a moto está a funcionar muito bem neste momento – todos os testes e desenvolvimento correram bem. O Dakar sempre me surpreende, mas sinto-me super preparado e estou ansioso por começar”.

Toby Price suportou uma dura temporada de 2022 que viu o seu enorme potencial ser atingido por um erro de road book no Dakar, seguida de um acidente em Marrocos no final do ano, que o obrigou a retirar-se do Rali de Marrocos quando lutava pela vitória. No entanto, o experiente australiano sabe que tudo pode acontecer nos ralis e já deixou para trás o seu difícil ano para se concentrar no Dakar.

“O Dakar de 2022 não correu como planeado para mim. Tive um problema logo no início do primeiro dia com uma nota no road book, e isso tornou realmente difícil voltar a entrar em conflito com os corredores da frente para o resto do evento. Sei que o meu ritmo estava lá, mas o rali pode ser duro e por vezes as coisas não correm como planeado.

Tivemos uma grande lacuna a meio do ano e pusemos isso à prova com a equipa. Senti-me óptimo no Rali de Marrocos e o meu ritmo lá foi bom, é apenas lamentável que um acidente tenha posto fim à minha corrida. Temos mais alguns testes a fazer agora em Dezembro, antes de uma pequena pausa durante o Natal, mas depois voltamos logo no final do ano. Já tive cinco pódios no Dakar, e sei que tenho o ritmo para ganhar – tudo precisa de se juntar e tenho a certeza que posso estar lá em cima a lutar por outro título”.

Ansioso por fazer o seu segundo Dakar com a Red Bull KTM, Kevin Benavides está também concentrado em recompensar todo o trabalho árduo realizado pela equipa com uma vitória. O argentino desfrutou de uma sólida temporada de 2022 com resultados no pódio no Chile e na última ronda do campeonato mundial em Espanha. Com mais um ano de experiência adquirida nas corridas com a KTM 450 RALLY, Benavides sente-se confortável na moto e com a equipa e dirige-se para a Arábia Saudita confiante e altamente motivado para o sucesso.

“2022 tem sido muito bom para mim e estou entusiasmado por levar esta sensação para o Dakar de 2023. Embora o meu resultado final não tenha sido óptimo na corrida de 2022, sei que tive a velocidade necessária para fazer melhor. Abu Dhabi também foi duro com uma questão técnica perto do final, mas mais uma vez estive bem dentro dos três primeiros em ritmo.

Depois dos testes de verão com a equipa, fizemos muitas alterações à moto, e eles deram frutos com um pódio no Rali Atacama e um resultado forte em Marrocos. Terminar como vice-campeão na ronda final do ano foi óptimo e ajudou realmente a construir a minha confiança antes de 2023. Tenho trabalhado muito com o meu ‘coach’ ao longo do ano e sinto-me preparado, tanto física como mentalmente antes de um Dakar tão longo. Estou ansioso por isso e espero poder assegurar outro resultado do pódio para mim e para a equipa”.

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x