Dakar 2019: Toby Price tem 1minuto de vantagem sobre Pablo Quintanilla à partida para a última etapa.

Por a 17 Janeiro 2019 12:03

Não há memória de um Dakar tão disputado como esta edição 2019 disputado no Peru!

À partida para a última etapa, o australiano Toby Price (KTM) tem uma vantagem de apenas 1m02s sobre o chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna.

A Honda iniciou forte este Dakar, mas acabou por ver cair por terra as suas aspirações de vitória, à medida que foi perdendo 3 dos seus principais pilotos no decorrer da prova.

Barreda Bort abandonou na etapa 3, depois de se ter metido literalmente,num “buraco” sem saída, quando liderava, Paulo Gonçalves sofreu uma queda na etapa 5, estava na 6ª posição, e Ricky Brabec um dos grandes candidatos à vitória partiu o motor na etapa 8, quando seguia na 3ª posição com grandes ambições de vencer.

A Yamaha também chegou a dar um ar da sua graça, Com Xavier de Soultrait a vencer a etapa 3, e Van Beveren a manter um bom nível de prestação ao longo da prova, sempre com  posições entre os 5 primeiros, até à sua desistência com motor partido a 17 km do final da penúltima etapa.

A Husqvarna tem 2 pilotos no Top5, à entrada para a última etapa – Pablo Quintanilla em 2º e Andrew Short em 4º. O americano teve um inicio mais discreto, mas foi melhorando de prestação substancialmente na segunda metade do rali tendo chegado ao top 5 nas 3 ultimas etapas.

Pablo Quintanilla foi uma das estrelas do rali, tendo estado desde o inicio em posições de relevo, sempre a disputar a liderança em alternância com Matthias Walkner, Ricky Brabec, e agora Toby Price.

E agora chegados que estamos à partida para a última etapa, tudo pode ainda acontecer, e assistiremos a uma disputa sanguinária entre Price e Quintanilla que partem com uma diferença de tempo de apenas 1 minuto na classificação geral.

O sistema de partida para esta última etapa é totalmente diferente de todas as outras, saindo todos os concorrentes em ordem inversa à classificação, não da etapa anterior mas da geral, e deixando os 5 primeiros classificados de cada disciplina para o final.

Assim enquanto o pelotão das motos começou a partir às 11h13m da manhã (hora de Portugal), os 5 primeiros só arrancarão a partir das 13h21m.

A ordem de partida destes 5 primeiros classificados será a seguinte:

13.21 Xavier de Soultrait Yamaha

13.24 Andrew Short  Husqvarna

13.27 Matthias Walkner

13.30 Pablo Quintanilla

13.33 Toby Price

A distancia da etapa é de 247km de ligação e 112km de especial cronometrada.

Será nestes 112 km que Pablo Quintanilla deverá mostrar o que vale para poder recuperar 1m2s ao seu mais directo rival Toby Price já vencedor do Dakar na edição 2017.

Emoção até ao fim!

 

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png