Coma: “O Dakar continuará a ser a prova mais dura do mundo”

Por a 18 Maio 2016 09:30

Atual diretor desportivo do Dakar, Marc Coma esteve recentemente em Reguengos de Monsaraz, onde apresentou a edição de 2017 da maior prova de todo-o-terreno do mundo, que vai começar no dia 2 de janeiro na capital do Paraguai, Assunção e terminar no dia 14 na  capital da Argentina, Buenos Aires.

Em conversa com o MotoSport, o cinco vezes vencedor do Dakar explicou que este será o “segundo ano como director desportivo depois de 12 anos como piloto onde consegui vencer por cinco vezes e Para mim esta é de alguma forma a minha oportunidade de devolver a esta corrida, ou retribuir, aquilo que ela me deu como piloto. O Dakar vai cumprir muito em breve quarenta anos de história e continua a tentar ser uma verdadeira corrida ‘aventura’”.

Já sobre o percurso da 37ª edição do Dakar, Marc Coma referiu que  o “percurso do Dakar 2017 irá unir três capitais sul-americanas. Uma nova dimensão de prova totalmente distinta do que se viu até hoje. A partida será num novo país, o Paraguai, país onde nos últimos dois anos realizámos um evento da Dakar Series. Consideramos ser o momento ideal para levar o Dakar até estas paragens porque consideramos que estão preparados para nos receber. Com esta saída poderemos conhecer o litoral norte da Argentina, igualmente desconhecido para o Dakar, rumando de seguida ao ponto mais a norte deste Dakar 2017 – La Paz . Vamos igualmente descobrir o Lago Titicaca, uma paragem mítica da Bolívia, virando depois a 180 graus rumo ao sul e numa zona mais familiar na segunda semana de prova rumo a Buenos Aires onde pela quinta vez a prova vai terminar. Buenos Aires converteu-se num local quase obrigatório para o Dakar”.

O antigo piloto da KTM revelou ainda que o  percurso será “composto por 12 etapas, com mais quilómetros nas especiais, pois a nossa intenção é que existam pelo menos três especiais com mais de 450 quilómetros e ter mesmo uma especial com mais de 700 quilómetros porque a minha filosofia é que o Dakar continue a ser a corrida mais dura do mundo e ao mesmo tempo uma aventura. Queremos igualmente ter uma etapa sem ligação e penso que neste perfil poderemos fazer isso mesmo. Vamos igualmente distribuir as etapas maratona ao longo da prova, e iremos manter a mesma forma da ordem de saída para que a prova mantenha o seu interesse até ao final”.

0 0 vote
Article Rating
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Luís
Luís
4 anos atrás

O quê que continuará a ser a Prova mais dura do Mundo?? Onde??

Ensaios
últimas Dakar
últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x