WSBK, Jerez: Toprak fecha campeonato com Chave d’Ouro

Por a 20 Outubro 2024 23:56

O recém-coroado Campeão do Mundo Toprak Razgatlioglu venceu a última corrida do Campeonato do Mundo de Superbike da época de 2024, com o vice-campeão Nicolo Bulega em segundo e a dupla bem longe do pelotão.

O companheiro de equipa de Razgatlioglu na ROKIT BMW, Michael van der Mark, terminou em terceiro depois de sobreviver ao contacto com Andrea Iannone, que recuperou para terminar em quarto. Alex Lowes foi quinto, Danilo Petrucci sexto e o americano Garrett Gerloff sétimo.

Filme da corrida

A segunda corrida do dia começou sob céu azul em Jerez, e foi Bulega quem deu o tiro de partida, seguido de perto por Razgatlioglu e Andrea Locatelli, da Yamaha, em terceiro. Ansioso por alcançar a sua primeira vitória no fim de semana espanhol, o piloto turco do ultrapassou Bulega na terceira volta, na Curva 1, enquanto a luta pelo terceiro lugar viu três pilotos lado a lado a lutarem por um resultado no pódio. Van der Mark ficou em primeiro, com Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) e Andrea Iannone (Team GoEleven) a perseguirem-no.

Andrea Locatelli fez uma forte corrida de abertura, apanhando o grupo do pódio, no entanto, uma passagem em bloco de Lowes enquanto lutavam pelo quarto lugar fez com que o italiano saísse da pista, perdendo posições e terminando em sexto na quarta volta da corrida. O Campeão do Mundo de 2023, Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), sofreu uma saída de pista quando lutava entre os seis primeiros, caindo para décimo. Conseguiu recuperar com o passar das voltas, mas acabou por cair na 10ª volta. Iannone quase caiu também a meio da corrida, caindo para sexto, ao embater no pneu traseiro de van der Mark quando tentava tomar a terceira posição, mas ambos permaneceram em pista.

De volta à frente e a sete voltas do final da corrida, Bulega encontrou algum ritmo no final da corrida e reduziu a diferença para Razgatlioglu, mas o #54 provou ser demasiado forte, com o piloto da Ducati #11 a não conseguir encontrar uma forma de passar para a primeira posição. Iannone conseguiu recuperar do erro anterior, ultrapassando para a quarta posição, à frente de Lowes, Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) e Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) da BMW.

A corrida de 20 voltas foi inesperadamente interrompida a quatro voltas do final, quando Philipp Oettl (GMT94 Yamaha) sofreu um problema técnico quando a sua moto deitou fumo e potencial fluido para a pista, com a corrida a ser sinalizada com bandeira vermelha e declarada como um resultado completo, uma vez que mais de dois terços da distância tinha sido completada. Como resultado, Razgatlioglu venceu, com Bulega em segundo e o colega de equipa Mark van der Mark a completar os três primeiros.

Razgatlioglu conquistou assim a 57ª vitória da sua carreira depois de ter sido coroado vencedor do título de 2024 no sábado, e junta-se às celebrações do fim de semana da BMW ao alcançar a sua primeira vitória em Jerez.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x