ZERO Motorcycles – Um Futuro com Zero Emissões

Por a 18 Outubro 2017 19:38

Uma das questões que é sempre colocada na mobilidade eléctrica e neste caso nas duas rodas é sempre a distância que se consegue percorrer entre carregamentos ? Nesse sentido a Zero Motorcycles oferece toda uma nova gama de modelos que se adaptam às necessidades de mobilidade de cada utilizador.

Presentemente a distância mais longa que percorre um dos modelos da Zero, a SR ZF 14.4 com Power Tank é de 359 Kms em circuito urbano. No entanto existem uma série de outras opções na gama Zero com diferentes características que permitem atingir diferentes distâncias em função das necessidades diárias de cada um.

A recomendação que a Zero faz é que o modelo seja escolhido em função precisamente da sua utilização e das distâncias que normalmente se percorrem diariamente. A ZERO Motorcycles considera que um utilizador normal percorre cerca de 20.000 Km por ano, ou seja, uma média de 55 Kms por dia, o que em termos de custos de energia pode significar de 30 a 50 cêntimos diários, e isto sem necessidade de qualquer tipo de manutenção.

A autonomia nas motos eléctricas varia obviamente em função das suas características e do regime da sua utilização, ou seja, exactamente o mesmo que se passa com as motos com motor a gasolina. No entanto as motos eléctricas são concebidas para proporcionar menos recargas e menos idas aos postos de abastecimento. Em função dos trajectos e em função do regime de utilização as necessidades de carregamento podem variar cada dia mesmo realizando trajectos idênticos.

Para podermos fazer uma previsão da autonomia num determinado momento há que ponderar 4 factores: Tipo de estrada, tipo de condução, condições do tempo e tipo de moto. Depois pode-se parameterizar a moto a partir de uma APP no telemovel para garantir uma determinada autonomia.

Os carregamentos podem-se realizar em qualquer lugar em que se tenha acesso a corrente eléctrica, sendo que a partir de casa podemos sair todas as manhãs com o “tanque cheio”.  Existe a opção de carregamento rápido com a utilização de um acessório próprio que reduz em 60% o tempo de carregamento e ainda a opção de uma bateria extra que, com facilidade, se pode trocar num momento determinado e ter “full charge” de imediato.

A Zero Motorcycles tem na sua gama diferentes modelos, seja para utilização urbana, seja fora de estrada e inclusivamente uma versão supermotard. O bloco de motorização é o mesmo para todos os modelos, um motor eléctrico “brush less”, com arrefecimento por ar. As potências são variadas, dependendo do modelo, podendo chegar ao equivalente a 70CV e um binário de 157Nm, para uma velocidade máxima de 164Kmh com uma autonomia de 130 a 320 Km em utilização urbana. ( valores para a versão topo de gama a Zero DSR ). As baterias são de Lithium de última geração, inteligentes e sem memória de carga.

O quadro da Zero S é perimetral em alumínio que em conjunto com um braço oscilante também em alumínio confere um rigidez excelente ao conjunto. As suspensões são Showa à frente e atrás totalmente regulaveis e os travões de disco de 2 êmbolos da dianteira e disco unico de 159mm e 179mm na versão S, incluem ABS da Bosch.

O quadro das versões FXS são tubulares em aço e as suspensões  Showa neste caso são de curso superior. Tanto a versão S como a FXS montam pneus Pirelli Diablo Rosso na primeira e Sport Demon na FXS, ambos montados em jantes de 17”.

A Zero inclui a possibilidade de selecionar distintos modos de motor, Road, Sport, Eco ou Custom e esta última permite personalizar várias funções como o travão de motor, o limite de velocidade, a resposta do acelerador e outros. O depósito falso contém um compartimento onde se podem guardar acessórios inclusivamente o cabo de carga. A versão S pesa 185Kg e a versão FXS apenas 133Kg. Os seus PVPs em França variam entre os 12.500 euros aos 16.000 euros.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    61
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    70
    0
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    292
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    195
    1
  • #valentinorossi #46 #Motosportportugal #motogp #yamaha

    motosport_oficial: "#valentinorossi #46 #Motosportportugal #motogp #yamaha"
    211
    0
  • #MaverickVinales #ValentinoRossi #MotoGP #MotoSport #Yamaha

    motosport_oficial: "#MaverickVinales #ValentinoRossi #MotoGP #MotoSport #Yamaha"
    365
    1
  • #MotoGP #MotoSport #Rossi #SEPANG

    motosport_oficial: "#MotoGP #MotoSport #Rossi #SEPANG"
    73
    0
  • #JorgeLorenzo #Ducati #MotoGP #MotoSport

    motosport_oficial: "#JorgeLorenzo #Ducati #MotoGP #MotoSport"
    273
    0
  • #MarioPatrão #KTMDAKAR #MotoSport #DAKAR2017 #KTMJETMARPORTUGAL

    motosport_oficial: "#MarioPatrão #KTMDAKAR #MotoSport #DAKAR2017 #KTMJETMARPORTUGAL"
    266
    0
  • #TiagoMagalhães #CNV #Aprilia

    motosport_oficial: "#TiagoMagalhães #CNV #Aprilia"
    67
    0