YZ250F de 2017 Compromisso com a competição

Por a 23 Julho 2016 10:40

A competição Off Road e a Yamaha vão ganhar novos reforços no próximo ano, visto a casa japonesa estar pronta para lançar a nova gama de competição todo-o-terreno YZ250F de 2017, e alterações aos detalhes de outros modelos – YZ-F, YZ e WR-F.

2017_YAM_YZ250F_EU_DPBSE_STU_007

Aperfeiçoamento do ADN da vencedora YZ

Com um inovador motor de cabeça do cilindro invertido, a pioneira Yamaha YZ250F demonstrou que tem o necessário para superar a concorrência mais agressiva. Esta inovadora moto de motocross levou Jeremy Martin à vitória em campeonatos de motocross AMA 250 em 2014 e 2015, como piloto da YZ250F e Cooper Webb, também ganhou títulos consecutivos no AMA 250SX West em 2015 e 2016.

No modelo do ano 2017 a YZ250F beneficia de uma gama de alterações técnicas importantes, como, por exemplo, uma cabeça do cilindro invertido totalmente nova, com o objetivo de oferecer um maior desempenho e uma melhor condução.

Com consideráveis melhorias na eficiência da admissão e do escape, em conjunto com uma transmissão de mudanças mais equilibrada e uma ECU com novos mapas, o motor de 2017 apresenta um aumento significativo de performance deste vencedor de corridas.

A inovadora cabeça do cilindro invertido da YZ250F oferece muitas vantagens quando comparada com os designs clássicos. As vantagens incluem uma maior eficiência da admissão e do escape, bem como uma melhor centralização da massa graças à utilização de um filtro de ar montado no topo e um depósito de combustível debaixo do assento. No modelo do ano 2017, os engenheiros da Yamaha levaram esta tecnologia de ponta ao nível seguinte e desenvolveram uma nova cabeça do cilindro invertido que proporciona ao piloto da YZ250F uma potência de tração mais forte no regime de rotações médio a alto.

Para aumentar o fluxo de ar fresco na cabeça de 4 válvulas, a posição da porta de admissão é elevada e o diâmetro da válvula de admissão é aumentado. As árvores de cames de escape e admissão de perfil elevado proporcionam uma maior elevação da válvula, para uma entrega de potência mais forte no regime de rotações médio a alto, enquanto o ângulo de trabalho da árvore de cames da admissão é mais estreito para proporcionar um melhor desempenho do regime de rotações baixo a médio.

2017_YAM_YZ250F_EU_DPBSE_ACT_002

Molas das válvulas mais resistentes e biela nova

Estão instaladas molas da válvula de escape e da admissão mais resistentes para corresponder à utilização de novas árvores de cames de perfil mais elevado e, para acomodar o maior desempenho do motor, é utilizada uma biela em aço com níquel-crómio-molibdénio de novo design no modelo de 2017.

A Yamaha conseguiu consideráveis aumentos da potência no regime de rotações médio a alto através da utilização de um coletor de admissão de ar mais curto para minimizar perdas por bombeamento e a utilização de um fole do coletor de admissão de maior diâmetro entre o injetor e o coletor de admissão, proporciona uma área de passagem superior em cerca de 5%, enquanto o novo design interior promove uma melhor vaporização do combustível.

Para corresponder à força de propulsão superior do motor de alta potência, a YZ250F de 2017 está equipada com novos dentes na caixa de velocidades nos carretos das segunda e terceira velocidades.

A forma dos castelos dos carretos das 1ª, 3ª e 5ªtambém foi modificada, sendo que estas alterações, em conjunto com o seletor das cames da engrenagem redesenhada e as modificações à manete da embraiagem e o novo design do selector de caixa proporcionam uma troca de velocidades mais rápida e equilibrada. Finalmente, o selector proporcionar uma melhor transmissão de sensações ao piloto.

Principais alterações ao motor da YZ250F

Nova cabeça do cilindro de elevada eficiência
O formato do coletor de admissão e de escape foi revisto
Válvulas de admissão maiores
Árvores de cames do escape e da admissão de perfil mais elevado
Novo design da mola da válvula
Biela com novo design
Junta do acelerador revista
Design modificado da junta do filtro de ar
Novo coletor de escape dianteiro de grandes dimensões
Nova ECU com novos mapas e revisão do limitador de rotações
Cárteres de elevada resistência
Manete da embraiagem redesenhada
Nova forma do seletor da caixa
Pedal das mudanças com novo design

CHASSIS DA YZ250F

A caixa do filtro de ar montada no topo e o depósito de combustível por baixo do assento da YZ250F ajudam, graças à utilização do motor de cabeça invertida, a centralizar a massa para uma manobrabilidade ágil e de resposta rápida. As alterações do chassis introduzidas em 2017 incluem um equilíbrio revisto da rigidez da estrutura, em conjunto com um centro de gravidade inferior e suspensão refinada.

Revisão do quadro em alumínio

Aplicando o ‘feedback’ das equipas de fábrica, a Yamaha pôde afinar a estrutura de forma a garantir que os pilotos da YZ250F possam explorar totalmente o desempenho superior do motor do modelo atualizado para 2017. Em comparação com o design de 2016, a estrutura do 2017 é cerca de 12mm mais larga atrás do ponto do pivot de rotação do braço oscilante e esta rigidez de torção superior garante um maior nível de estabilidade nas manobras.

Poisa pés reposicionados

Para obter uma posição de condução mais confortável e mais adequada a uma vasta gama de pilotos, a posição do poisa pés na YZ250F de 2017 foi rebaixada em 5mm. Isto também ajuda a reduzir o centro de gravidade para proporcionar um maior controlo em lombas e curvas.

Definições da suspensão otimizadas

Conseguiu-se um maior conforto e manobrabilidade na YZ250F de 2017 através de várias revisões à suspensão dianteira e traseira. A suspensão dianteira KYB com separação de ar-óleo (AOS) líder da sua classe inclui um novo design da bainha mais rígido e uma capacidade para óleo ligeiramente reduzida; estas alterações, em conjunto com as novas afinações de série da suspensão, oferecem um melhor ‘feedback’ ao piloto para um melhor desempenho do chassis e estabilidade em sulcos, lombas e curvas.

Disco traseiro de novo material

Para uma melhor sensação do travão, o disco traseiro de 245mm foi fabricado com o mesmo aço resistente ao calor que o disco dianteiro de 270mm, proporcionando uma confiança de travagem total nas pistas mais rápidas.

Principais alterações ao chassis da YZ250F

Quadro em alumínio com barras bilaterais
Novo design da suspensão dianteira
Definições da suspensão revistas
Poisa pés reposicionados
Novo material do disco traseiro
Novos gráficos do guarda-lamas e carenagem

YZ450F de 2017

Com o desempenho vencedor do campeonato do mundo de MXGP, a Yamaha YZ450F é reconhecida como um dos principais modelos de motocross de 450cc. Com o design de cabeça do cilindro invertido tecnologicamente avançado, esta revolucionária moto de motocross dá a todos os pilotos a possibilidade de experimentar o desempenho da moto de fábrica.

Para 2017, a YZ450F inclui novos gráficos na carenagem e nos guarda-lamas e o disco traseiro de 245mm foi fabricado a partir do mesmo aço resistente ao calor que o disco dianteiro de 270mm, o que permite uma sensação e um desempenho de travagem melhores.

2017_YAM_YZ450F_EU_DPBSE_STU_001_03

YZ250/YZ125/YZ85 a 2 tempos

Com uma manobrabilidade leve e potência imediata, a YZ125 e a YZ250 a 2 tempos sublinham o compromisso total da Yamaha para todos os pilotos de motos motocross. Adorada pelos fãs de 2 tempos pela facilidade de manutenção e caráter único, estas máquinas de “puro-sangue” vêm equipadas com um travão de disco dianteiro de 270mm e incluem novos gráficos nas tampas e no guarda-lamas para 2017.

Juntamente com os modelos anteriores, a YZ85 é uma das motos de motocross mais populares alguma vez contruídas e os campeões atuais começaram as suas carreiras com esta Yamaha lendária. Para 2017, a YZ85 é equipada com novos gráficos.

2017_YAM_YZ125LC_EU_DPBSE_STU_007_03 - Cópia                    2017_YAM_YZ85LW_EU_DPBSE_STU_002_03 - Cópia

Modelos Enduro WR450F/WR250F de 2017

Com o mesmo inovador esquema do motor de cabeça do cilindro invertido e design de chassis compacto em alumínio que os vencedores modelos YZ-F, a WR250F e a WR450F restabeleceram a Yamaha como uma força significativa no mundo do enduro.

A Yamaha, que dominou os campeonatos do mundo E2 e E1 de 2016 com dedicação, está seriamente empenhada no enduro e, após um uma dupla classificação de pódio no E1 no primeiro GS Enduro de 2016 e uma vitória na classe E2, os modelos Yamaha WR-F estão em alta.

Em 2017 a WR250F é fornecida com um travão de disco dianteiro de 270 mm e tanto a WR250F como a WR450F dispõem de novos gráficos na carenagem e nos guarda-lamas, para um aspeto “de fábrica” de série.

2017_YAM_WR250F_EU_DPBSE_STU_001_03

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png