Yamaha YXZ 1000R SS

Por a 27 Junho 2016 11:30

Há menos de um ano, a Yamaha anunciou o lançamento do radical YXZ1000R, o primeiro SxS puramente desportivo do mundo, que deu início a uma categoria supersport completamente nova no mundo ROV. Com o visual super agressivo, design radical e caixa de velocidades sequencial manual, em conjunto com uma aceleração intensa e uma velocidade máxima fenomenal, o YXZ1000R transformou o mundo todo-o-terreno.

A Yamaha está prestes a elevar o conceito de SxS de alto desempenho ao próximo nível com a apresentação do novo e fantástico YXZ1000R SS. Com um sistema de patilhas seletoras ao estilo de competição que proporciona uma aceleração ainda mais rápida e um nível mais elevado de controlo em situações extremas, este SxS supersport de especificações elevadas traz pela primeira vez a tecnologia controlada por computador dos automóveis de competição para a categoria ROV. 

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_LGB_ACT_011

Sistema de patilhas seletoras de mudanças desportivas (SS)

O YXZ1000R SS de mudanças desportivas utiliza um sistema de patilhas seletoras sem embraiagem de elevada eficiência que permite ao condutor fazer a mudança de velocidades na perfeição através da transmissão sequencial de 5 velocidades, mesmo em aceleração total, se necessário.

Utilizando o sofisticado sistema eletrónico de controlo da embraiagem Yamaha (YCC-S), este sistema de mudanças desportivas líder de classe torna as mudanças na caixa de 5 velocidades mais fáceis do que qualquer outro design manual. Este sistema eletrónico de alta tecnologia ao estilo F1 foi inicialmente desenvolvido para as motos de turismo desportivas topo de gama da Yamaha, e uma vez que não é necessário acionar o pedal da embraiagem, o trabalho mental e físico do condutor do YXZ1000R SS é consideravelmente reduzido.

A coluna da direção é equipada com patilhas duplas, sendo a patilha direita para mudar para velocidades mais altas e a patilha esquerda para mudar para velocidades mais baixas. Este sistema simples e intuitivo significa que o condutor pode utilizar a caixa sequencial de 5 velocidades de forma muito mais eficiente do que com um sistema manual, permitindo que o condutor se concentre completamente no terreno que tem pela frente.

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_DPBSE_DET_001

Sistema de arranque (Launch System)

O YXZ1000R SS é o primeiro ROV a disponibilizar um sistema de arranque (LS) aos condutores de SxS. Esta tecnologia controlada por computador proporciona uma aceleração muito mais rápida do que seria possível com um sistema manual. A integração do controlo de arranque foi possibilitada pela utilização do sistema eletrónico de controlo da embraiagem Yamaha (YCC-S), que mantém a embraiagem desengatada até que o condutor queira arrancar.

O procedimento do sistema de arranque inicia-se quando o condutor puxa ambas as patilhas em simultâneo e pressiona o pedal do travão. 1 segundo depois, a luz indicadora do sistema de arranque (LS) acende-se no painel de instrumentos e nesse momento o condutor pode libertar o pedal do travão e acelerar o motor até à rotação pretendida.

Para ativar o sistema de arranque, é necessário libertar as duas patilhas ao mesmo tempo e ao mesmo tempo que se aplica a aceleração total. Neste ponto, o YCC-S solta automaticamente a embraiagem de forma agressiva; outra funcionalidade do sistema é que permite mudar para velocidades mais altas em aceleração total.

Para segurança adicional, existem várias situações que impedem que o sistema de arranque seja utilizado, incluindo quando o cinto de segurança do condutor não está colocado, se o travão de estacionamento estiver engatado, se o veículo estiver com bloqueio do diferencial, se a temperatura do líquido de refrigeração estiver demasiado baixa ou se qualquer outro código de aviso estiver a ser apresentado. Nestes casos, a luz do sistema de arranque fica intermitente e o condutor pode tomar as medidas corretivas necessárias.

Redução de caixa automática para mudanças mais baixas /controlo do travão do motor

O YCC-S inteligente foi programado para reduzir a mudança automaticamente, sem movimento da patilha, quando o YXZ1000R SS começa a parar. Isso faz com que o condutor não tenha que se preocupar se está na mudança correta ou se o motor vai abaixo a velocidades baixas; também significa que quando o condutor acelera a partir de uma velocidade baixa, o veículo estará na mudança certa. Para evitar uma situação de excesso de rotação, esta mudança mais baixa automática não funciona em travagens bruscas.

Para descidas controladas, existe uma função de controlo do travão do motor que é ativada quando o veículo se desloca em descidas em ponto-morto, sem aceleração. Durante esta situação, o condutor não toca no acelerador e no travão e o YCC-S engata automaticamente a função de utilizar meia embraiagem e ajusta a resistência do travão do motor para alcançar uma velocidade de cerca de 10 km/h. Quando o acelerador ou os travões são ativados, o sistema desengata, permitindo ao condutor assumir um controlo total.

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_LGB_DET_020

Alavanca de mudanças de direção F-N-R

No centro da consola está montada uma alavanca de mudanças; tem as funções de marcha em frente (Forward), ponto-morto (Neutral) e marcha-atrás (Reverse), que acionam a transmissão eletronicamente. Para evitar seleções acidentais, a alavanca de mudanças tem um atraso integrado de 1 segundo antes de ativar o modo selecionado. Como salvaguarda adicional, a marcha-atrás é acompanhada por um sinal sonoro.

Os interruptores seletores do sistema On Command 2WD/4WD/4WD com bloqueio do diferencial estão por baixo da alavanca F-N-R; o travão de estacionamento encontra-se do lado direito da consola central.

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_DPBSE_DET_006

Cockpit com design ergonómico

O cockpit ao estilo de avião de caça foi concebido para proporcionar uma posição de condução desportiva e permite ter fácil acesso a todos os controlos. O volante ajustável de 3 raios permite ter uma boa visão dos instrumentos multifunções; para um maior conforto do condutor, existe um banco ajustável com um apoio para pés à esquerda e uma base do calcanhar à direita.

Do lado do passageiro, existe um apoio para as mãos para maior segurança em terrenos difíceis, assim como apoio para pés, um porta-luvas, dois suportes de copo e uma caixa de armazenamento central.

Instrumentos digitais/analógicos multifunções

O tacómetro analógico dispõe de um grande ecrã digital de mudanças e o velocímetro em LCD tem um ecrã multifunções que inclui a temperatura da água, um relógio, um indicador de nível de combustível e um odómetro. A gama de luzes de aviso inclui indicadores de óleo, estacionamento, marcha-atrás, ponto-morto e gestão do motor; na consola do lado direito, o condutor pode ver as luzes de aviso de meia embraiagem, controlo de arranque e YCC-S.

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_DPBSE_DET_002

Jantes beadlock de 14 polegadas em alumínio fundido

Para transmitir os seus elevados níveis de potência de forma mais eficiente à superfície, o YXZ1000R SS está equipado com jantes de 14 polegadas em alumínio fundido com uma placa de aperto com fixadores M6 que evitam que o pneu se desloque na jante.

Estas rodas leves são maquinadas para acentuar o aspeto agressivo do YXZ1000R SS; no modelo SE, a placa de aperto tem um acabamento vermelho para destacar o carácter puramente desportivo.

YXZ1000R SS SE eYXZ1000R SE modelos de edição especial

Tal como o nome indica, os modelos de edição especial têm uma especificação exclusiva que inclui cores e imagens únicas, juntamente com a utilização dos amortecedores mais sofisticados utilizados atualmente no mundo SxS.

Amortecedores FOX Podium X2 Podium

Os modelos YXZ1000R SS SE e YXZ1000R SE de edição especial são os primeiros veículos SxS equipados com amortecedores FOX Podium X2 com Bypass interno que proporcionam maior controlo e tração numa gama mais ampla de regimes e em diferentes tipos de terreno.

Estes amortecedores topo de gama permitem um ajuste completo da compressão a alta e baixa velocidade, assim como da recuperação a alta e baixa velocidade e, para maior conveniência, todos os afinadores estão na parte superior da unidade.

As molas helicoidais duplas são compostas por uma mola curta com uma constante de amortecimento reduzida e uma mola longa com uma constante elevada de amortecimento, uma combinação que proporciona uma condução uniforme sobre pequenos ressaltos a velocidades mais baixas e uma condução mais firme a velocidades de competição em terrenos difíceis. O ajuste da pré-carga da mola é mais rápido com o colar montado no topo, e juntamente com as opções abrangentes de amortecimento, ambos os modelos YXZ1000R de edição especial podem adequar-se a qualquer situação.

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_LGB_DET_017

Cores e imagens exclusivas da edição especial

Os modelos YXZ1000R SS SE e YXZ1000R SE de edição especial (mudança de velocidade manual) têm uma carenagem exclusiva pintada a Satin Black com logótipos e imagens a vermelho e verde escuro na carenagem. Estes modelos emblemáticos também dispõem de uma carenagem, barra de apoio, molas de suspensão e placas de rodas beadlock de cor vermelha e o friso vermelho/cinzento/preto tem um logótipo Yamaha bordado nos bancos.

Luz de aviso do cinto de segurança/tomada de 12 V DC

Um aviso sonoro acompanha as luzes centrais do cinto de segurança do condutor e do passageiro e existe uma tomada de 12 V DC para alimentar ou carregar dispositivos.

YamahaModelo YXZ1000R SS

Descrição geral

O SxS puramente desportivo de elevado desempenho mais avançado

Motor de 998 cc de 3 cilindros compacto e de alta potência

As novas patilhas seletoras sem embraiagem Sport-Shift (SS) proporcionam controlo total

Caixa de 5 velocidades com marcha-atrás

Sistema eletrónico de controlo da embraiagem Yamaha (YCC-S) para mudança de velocidades rápida e eficientes

O funcionamento sem embraiagem reduz a fadiga física e mental

Mudanças de caixa mais rápidas e perfeitas mesmo em aceleração total

Sistema de controlo de arranque fácil de utilizar

Redução para mudanças mais baixas realizada automaticamente para evitar a paragem do motor

Controlo do travão do motor para descidas mais suaves

Seletor On-Command 2WD/4WD/com bloqueio do diferencial

Cockpit compacto com volante desportivo

Design ergonómico com todos os controlos acessíveis

Jantes beadlock de 14 polegadas em alumínio fundido

Instrumentos digitais multifunções

Travão de estacionamento com luz de aviso

Suporte para copos e porta-luvas

Apoio para pés e para mãos do passageiro

2017_YAM_YXZ1000ESS_EU_VYRS4_STU_001_03


Características exclusivas da edição especial

(YXZ1000R SS SE patilhas seletoras de velocidades, e YXZ1000R SE mudanças de velocidades manuais)

Carenagem pintada com a cor Satin Black

Imagens e logotipos exclusivos a verde escuro e vermelho

Carenagem, barra de apoio, molas de suspensão e placas de jantes beadlock de cor vermelha

Friso vermelho/cinzento/preto com logótipo Yamaha bordado nos bancos

Amortecedores FOX Podium X2 internal bypass dianteiros e traseiros exclusivos

Tomada de 12 V DC

Aviso visual e sonoro do cinto de segurança do condutor e do passageiro

2017_YAM_YXZ1000E_EU_LGB_ACT_002

Texto: Rui Belmonte

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png