Honda CB 1100 RS um clássico moderno

Por a 6 Junho 2017 11:34

O formato em bruto de uma moto de competição da década de 1970, com um toque de café racer.

A CB1100 RS atrai as atenções a partir do momento em que a coloca a trabalhar. A intensidade do som de escape que sai dos tubos cromados, uma reminiscência da CB750, não passará despercebido nem aos mais distraídos.

Esta moto tem algo de diferente, o aspecto de desportista pura, com suspensões à frente e atrás que saltam à vista, discos flutuantes, um depósito de combustível desportivo e indicadores esguios.

Ou seja estamos perante um estilo das superbikes da década de 1970, onde se combina de uma forma inteligente a rica  herança de motos da Honda com a engenharia moderna.

No seu coração está um motor de quatro cilindros em linha, DOHC, refrigerado a ar e óleo com 1.140 cm 3 , uma tecnologia aperfeiçoada ao longo de cinco décadas, que oferece um binário impressionante, a baixas e médias rotações, e um pico de potência viciante.

As aletas de arrefecimento têm apenas 2 mm de espessura e o motor, com as suas coberturas laterais polidas e as tampas da árvore de cames cromadas remontam a uma era de motos clássicas.

A clássica estrutura de duplo berço em tubos de aço sustenta o motor com quatro apoios rígidos e dois de borracha. A geometria de direção mais acutilante – com inclinação de 26º, trail de 99 mm e distância entre eixos de 1485 mm – permite à moto curvar mais rapidamente, para uma condução desportiva.

Também tem uma sexta mudança como overdrive na caixa de cinco velocidades, para uma condução mais descontraída e um melhor consumo de combustível. Os guarda-lamas cromados, o grande farol redondo, o velocímetro e o conta-rotações dão-lhe um estilo autêntico.

O indicador de mudança engrenada, indicadores de autonomia e de consumo de combustível são muito convenientes, especialmente em viagens longas.

A forquilha dianteira Showa Dual Bending Valve, de 41 mm, e amortecedores traseiros de reservatório exterior. As rodas são de 17 polegadas em alumínio fundido dispõem de pinças de travão de quatro pistões de montagem radial e discos flutuantes.

O design do velocímetro e do conta-rotações é verdadeiramente vintage, e tem apontamentos cromados. As informações para o condutor incluem indicador do nível de combustível e relógio, indicador da mudança engrenada e da eficiência do consumo, e computador de cálculo da autonomia. Agora, o arranque é feito através de uma tecla de estilo “ondulado”.

O farol dianteiro redondo é em LED, com uma luz diurna e delimitado por mini indicadores de mudança de direção de estilo personalizado. Design garantidamente street – realçado pelas duas buzinas – este conjunto coroa a dianteira da moto.

Um assento clássico, largo, fabricado como antigamente. Forrado com material resistente e de alta qualidade, é bem almofadado e extremamente confortável para o condutor e passageiro.

O detalhe exclusivo da Asa Honda destaca-se orgulhosamente no depósito, dando um toque de elegância a este clássico moderno.

Ficha Técnica

Motor

DIÂMETRO X CURSO (mm) – 73,5 x 67,2 mm

ALIMENTAÇÃO – Injeção eletrónica de combustível PGM-FI

TAXA DE COMPRESSÃO – 9.5:1

EMISSÕES C02 – 123

CILINDRADA (cm3) – 1.140 cm3

TIPO DE MOTOR – Quatro cilindros em linha, DOHC, refrigeração por ar e óleo

POTÊNCIA MÁXIMA – 66kW (90CV)/7.500rpm

BINÁRIO MÁXIMO – 91Nm/5.500rpm

CAPACIDADE DE ÓLEO – 4,9L

ARRANQUE – Eléctrico

Rodas

TRAVÕES DA FRENTE – Dois discos 296mm e ABS de 2 canais

TRAVÕES TRASEIROS – Um disco e ABS de 2 canais

SUSPENSÃO DA FRENTE – Forquilha convencional de 43 mm com pré carga da mola ajustável

SUSPENSÃO TRASEIRA – Dois amortecedores com afinação da pré-carga da mola

PNEU DA FRENTE – 120/70 R17

PNEU TRASEIRO – 180/55 R17

RODA TIPO – FRENTE – 17″ x 3.50MT Jante em alumínio com raios

RODA TIPO – TRASEIRA – 17″ x 5.50MT Jante em alumínio com raios

Ciclistica

BATERIA – 12V 11.2Ah

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO – 26°

DIMENSÕES (mm) – 2.180 x 800 x 1.100 mm

QUADRO – Duplo-berço, em aço

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) – 16,8 litros

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) – 130 mm

LUZES – LED

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) – 252 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm) – 795 mm

TRAIL (mm) – 99mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) – 1.485 mm

Transmissão

EMBRAIAGEM – Embraiagem multi-discos, húmida

TRANSMISSÃO FINAL – Por corrente

TIPO TRANSMISSÃO – 6 velocidades

 

0 0 vote
Article Rating
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jarno Saarinen
Jarno Saarinen
3 anos atrás

A 7 e 1/2 Four renasceu das cinzas. Que belíssima moto!

Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x