Aprilia Dorsoduro 750 ABS uma moto que se distingue

Por a 8 Junho 2017 11:35

Desenvolvida em estreita colaboração com a Aprilia Racing, a Dorsoduro 750 ABS foi desenvolvida tendo por referência as melhores características das superdesportivas e das supermotard, obtendo-se uma moto de topo em performance e tecnologia. Poder, leveza e agilidade são, portanto, as suas principais características.

Motor: Dois Cilindros Unidos
O bicilindrico Aprilia 750 cc em V a 90º apresenta características técnicas que o colocam no topo, e não apenas entre os motores da mesma cilindrada. Apresenta um enorme refinamento mecânico, uma evoluída gestão mecânica e um mapeamento desenvolvido especificamente para enfatizar o carácter desportivo desta moto. Graças à tecnologia utilizada, o bicilindrico apresenta 92 CV às 8.750 rpm e um binário máximo de 82 Nm às 4.500 rpm, valores que colocam esta moto em concorrência directa com motos de cilindrada superior.

Eletrónica: Excelência Italiana
O acelerador do tipo Ride by Wire permite obter sempre o binário perfeito, tanto sem situações de condução mais suave, como em condução desportiva. A disponibilidade do binário é optimizada em função da mudança inserida, do regime do motor, do ritmo que é imprimido ao acelerador, da temperatura e da pressão atmosférica.

Três Mapas: Três Personalidades
A gestão electrónica desenvolvida pelo Ride by Wire permite a obtenção de três mapas de motor que correspondem a três personalidades bem distintas:

• Sport: resposta direta e imediata

• Touring: resposta suave

• Rain: resposta adequada a condições de fraca aderência

Suspensão: Eficácia Absoluta
A definição das suspensões de uma moto sempre foi da máxima importância para a Aprilia. A frente da Dorsoduro 750 é dona de uma suspensão invertida com 43 mm ajustável em pré-carga e em extensão. Por seu turno, na traseira, há um amortecedor que assenta no braço oscilante e que é regulável em pré-carga e em extensão, com um curso de 155 mm. Esta filosofia, em linha com os parâmetros de uma supermotard de topo, dá origem a uma moto eficaz, segura e apta às mais diferentes solicitações.

Travões: Tecnologia de Competição
As pinças radiais com quatro pistons presentes na roda dianteira representam o estado da arte actualmente disponível para uma bicilindrica deste segmento. Os discos flutuantes de 320 mm são leves e garantem o menor espaço de travagem possível, também graças à ajuda do ABS. Este sistema, de duas vias, aumenta o nível de segurança geral da moto e permite explorar todas as virtudes desportivas da Dorsoduro 750.

Controlo absoluto
As motos Aprilia sempre foram consideradas uma referência em termos de excelência ciclística. A Dorsoduro 750 cumpre com essa tradição, surgindo como uma moto com um desempenho de referência, equilibrada e dinâmica. A moto foi projectada para ser levada ao limite, em qualquer situação, permitindo apontar a curvas apertadas com precisão e saídas em plena aceleração.

O quadro
O desenvolvimento do quadro da Dorsoduro 750 advém do conhecimento da Aprilia decorrente da competição. A parte superior, de especial importância, é de tipo tubular e combina aço e alumínio de alta resistência, tendo como resultado uma óptima rigidez e um peso reduzido. O braço oscilante, em alumínio, é susceptível de suportar tensões elevadas, e foi colocado num posicionamento que proporciona a máxima dispersão do calor proveniente do funcionamento da moto.

A Aprilia Dorsoduro 750 é uma moto que coloca o piloto no centro das atenções, ágil e em que cada elemento foi projectado para o máximo prazer de condução. O seu design mostra a robustez da moto e a sua simplicidade, sendo dona de uma elegância difícil de igualar.

Ficha Técnica

MOTOR – Bicilíndrico em V a!90º,4 tempos, dupla árvore de cames à cabeça!(DOHC), quatro válvulas por cilindro. Ride by Wire com três mapas de gestão do motor

CILINDRADA – 749,9cc

POTÊNCIA – 92 CV (67.3!kW) à 8.750rpm

BINÁRIO – 82Nm às 4.500!rpm

 SUSPENSÃO DIANTEIRA – Sachs invertida com 43mm. Regulável em pré-carga e extensão. Curso 160mm

SUSPENSÃO TRASEIRA – Braço oscilante em alumínio. Monoamortecedor Sachs  regulável em pré-carga e extensão. Curso 155mm

TRAVÃO DIANTEIRO – Duplo disco “wave” flutuante de Ø 320mm. Pinça radial de 4 pistons

TRAVÃO TRASEIRO – Disco de Ø 240mm. Pinça de 1 piston

SISTEMA ABS – ABS

RODA DIANTEIRA – Jante de 5 raios em liga leve. Pneu 120/70 ZR17

RODA TRASEIRA – Jante de 5 raios em liga leve. Pneu 180/55 ZR17

ALTURA DO ASSENTO – 870mm

CAPACIDADE DO DEPÓSITO – 12L

HOMOLOGAÇÃO – Euro3

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x