Mundial Supercross: 6 rondas em 4 continentes no próximo ano

Por a 8 Dezembro 2022 19:56

Este domingo foi anunciado o calendário oficial do campeonato do mundo de Supercross de 2023.

Depois de uma temporada “piloto” este ano – com apenas duas rondas – o campeonato do próximo ano vai passar por 4 continentes num total de 6 etapas entre o início de Julho e o final de Novembro.

2022 foi o primeiro ano em que o Mundial de Supercross foi organizado pela empresa australiana SX Global, depois de 20 anos em que os norte-americanos da Feld Motorsports tiveram a chancela de campeonato do mundo no AMA Supercross.

A “entrada” da SX Global na modalidade foi de tal forma forte que atraiu importantes nomes do AMA SX como Eli Tomac e Ken Roczen, gerando muito ruído pelos prémios milionários que colocou “em cima da mesa”, tanto para pilotos, como para equipas.

Do lado de lá do Atlântico, a Feld uniu-se à MX Sports para criar o campeonato norte-americano de Super Motocross em 2023. No fundo, os pilotos que participem no AMA Supercross e no AMA Motocross vão estar a somar pontos para o campeonato de Super Motocross que, no total, terá 31 provas (!) entre Janeiro e Outubro.

Com a revelação do calendário do campeonato do mundo de Supercross, aconteceu o que se temia: há datas que coincidem com provas do Super Motocross norte-americano.

Ou seja, os pilotos que competem nos EUA que estiverem interessados em aproveitar as somas milionárias de dinheiro do Mundial de SX vão ter de optar entre um campeonato ou outro nas seguintes datas:

  • 1 Julho: GP Grã-Bretanha de SX e AMA Motocross em Red Bud
  • 22 Julho: GP França de SX e AMA Motocross em Washougal
  • 14 Outubro: GP Alemanha de SX e final do AMA Super Motocross em Los Angeles

Esta coincidência de datas tem um especial significado porque não podemos esquecer que Ken Roczen ficou sem contrato para 2023 com a Honda pelo simples facto de ter “insistido” em participar na primeira edição do recém-criado campeonato do mundo de Supercross em 2022.

Conclusão: ou os principais pilotos vão continuar a apostar tudo nos campeonatos AMA Supercross e AMA Motocross ou alguns tentarão fazer contratos unicamente para o AMA Supercross para depois estarem disponíveis para alinhar no proveitoso campeonato do mundo… Veremos!

:.

(Foto: WSX)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x