Motocross: Stefan Everts celebra 50.º aniversário!

Por a 26 Novembro 2022 20:01

No dia 25 de novembro de 1972, nasceu aquele que viria a ser a maior lenda de sempre do Motocross mundial: Stefan Everts.

Filho de Harry Everts – 4 vezes campeão do mundo de Motocross – o belga competiu 16 anos no Mundial de MX, nos quais conquistou um total de 10 títulos e de 101 vitórias em Grandes Prémios, dois records absolutos que ainda hoje permanecem inigualados!

Dono de uma técnica incrível em cima de uma moto – rodando quase sempre com os pés “colados” aos pousa-pés – “Stefun” deu autênticos “recitais” de condução ao longo da sua carreira e deixou imagens que ainda hoje deixam qualquer fã de Motocross de boca aberta.

Everts venceu campeonatos de 125cc 2T, 250cc 2T, 500cc 4T, MotocrossGP e MX1, conquistando ainda 4 vitórias no Motocross das Nações pela Bélgica. Para a história fica também a sua tripla vitória em Ernée em 2003 – triunfou em 125cc, MotocrossGP e 650cc no mesmo dia – algo que jamais algum piloto vai conseguir. Além de tudo isto, ainda venceu a classificação geral individual nos ISDE no Brasil em 2003!

SE fez o que muito poucos têm a coragem de fazer: retirou-se no topo da sua carreira, no final de 2006, ano em que venceu 15 dos 16 Grandes Prémios que fizeram parte do campeonato do mundo de MX1 e depois de derrotar de maneira majestosa James Stewart a nível individual no Motocross das Nações em Matterley Basin!

Terminada a sua carreira de piloto, o natural de Bree foi diretor da equipa Red Bull KTM e, posteriormente, adquiriu a equipa oficial da Suzuki que, infelizmente, viria a “fechar” definitivamente devido à falta de apoio da marca com a qual conquistou a sua primeira coroa mundial.

No final de 2018, o multi-campeão teve de enfrentar a maior batalha da sua vida após contrair malária numa viagem ao Congo para participar num evento solidário. A sofrer desde então, a lenda já viu serem amputados vários dedos de ambos os pés mas o seu estado de saúde parece estar a melhorar.

Atualmente, Stefan Everts passa bastante tempo em Portugal, mais precisamente na região de Odemira onde, além de gozar a sua “reforma”, ainda aproveita para treinar o seu filho Liam que, em 2023, vai ser piloto oficial da Red Bull KTM no Mundial de MX2.

Parabéns, Stefan!

:.

(Foto: mxmag.be)

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x