Regulamentos: Os limites da pista e Volta Longa

Por a 1 Outubro 2019 14:30

Muito se fala ultimamente de penalidades por exceder os limites da pista, volta longa, “drive through” etc., e as regras são, no mínimo complicadas e podem causar confusão. Felizmente, a Dorna emitiu recentemente um comunicado onde explica os critérios aplicáveis e as diferentes modalidades a ter em conta.

Os incidentes com limite de pista ocorrem quando um piloto excede os limites e possivelmente obtém por isso uma vantagem. Os corretores e as bermas associadas, com exceção dos corretores duplos, fazem parte da pista. Rebordos duplos e áreas de asfalto pintadas de verde ligadas e fora das rebordos estão fora da pista. Exceder o limite de pista é definido como os dois pneus estarem fora da pista ao mesmo tempo.

As decisões relativas aos limites da pista são da responsabilidade exclusiva da Direção da Corrida e são finais, sem possibilidade de protesto ou recurso. Na última volta, antes de aplicar uma penalidade, as infrações de limite de pista são confirmadas por vídeo.

Limites de pista (menos em corrida)

Exceder os limites da pista, exceto durante uma corrida, resulta no cancelamento do tempo do setor associado, o que resulta no cancelamento do tempo da volta. Pode haver mais de um tempo de setor cancelado durante cada volta.

Limites da pista (durante uma corrida)

Exceder os limites da pista durante uma corrida pode cair sob os seguintes casos:

O piloto perde tempo (deve ser uma clara desvantagem): Nenhuma ação é tomada e a ocorrência não é registrada

Perda ou ganho indeterminado: Uma perda ou ganho indeterminado é registrado, pois alguns erros são permitidos, mas muitos são uma “vantagem considerável”, não usando a mesma pista que os outros, mesmo que daí não advenha nenhuma vantagem.

Uma penalidade de Volta Longa (Long Lap) será comunicada através de uma placa exibida ao piloto na linha de chegada ou noutra área pré-definida quando houver cinco (5) infrações de limite de pista.

Se o piloto ganha uma clara vantagem:

  • Caso, na opinião da Direção de Corrida, uma infração de limite de pista única dê uma vantagem considerável ao piloto, a Direção de Corrida pode aplicar uma penalidade por uma única infração.
  • As penalidades podem variar de penalidade por tempo ou castigo por Long Lap volta longa.
  • A ocorrência é registada, mas não é incluída na contagem indeterminada.

Última volta:

  • Para os pilotos que disputam de perto uma posição, qualquer infração de limite de pista que ocorra durante a última volta e que, na opinião da Direção da Corrida, afete o resultado da corrida (haja uma mudança de posição ou não) deve indicar uma clara desvantagem.
  • Exceder um limite de pista durante a última volta que afeta uma posição de chegada sem nenhuma desvantagem clara para o piloto que exceder os limites de pista resultará numa mudança de posição obrigatória ou numa penalidade de tempo.
  • O princípio é que um piloto que excede os limites da pista durante a última volta deve ficar em posição pior do que o piloto ou pilotos com quem ele está a competir diretamente para uma posição de chegada.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto GP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png