Primeira conferência Mulheres em Motorsport

Por a 21 Agosto 2019 14:30

A FIM e a FIA juntaram-se para a conferência inaugural Women in Motorsport, a decorrer nos passados dias 17 e 18 de Agosto de 2019, ao lado do primeiro Teste Oficial de MotoGP na novíssima pista do KymiRing. O certame realizou-se em Vierumäki, na região de Lahti, na Finlândia.

Este foi um evento histórico, pois reuniu a FIM e a FIA em sessões plenárias e workshops para abordar uma variedade de tópicos. Jorge Viegas, presidente da FIM, fez o discurso de boas-vindas e depois passou a palavra aos palestrantes, principalmente mulheres, de mais de 20 países de todos os cinco continentes, que expressaram as suas opiniões e experiências em questões como empoderamento das mulheres, liderança, papel da mulher na indústria e a tarefa futura de envolver mais mulheres no automobilismo e motociclismo.

Os participantes ouviram histórias inspiradoras de mulheres pilotos, engenheiros, empresários, gerentes de equipa que foram pioneiras no seu campo e orgulhosamente competindo contra e entre “os rapazes”.

Uma das convidadas foi Maria Herrera, antiga piloto do Campeonato do Mundo de Moto3 e a primeira mulher a ganhar uma corrida do Campeonato Espanhol (CEV) e actual piloto da Enel MotoE . Ela partilhou algumas histórias dos seus primeiros dias no CEV, onde chegou a ter alumas batalhas com o piloto de MotoGP  Fabio Quartararo. Maria não deixou de mencionar a importância do trabalho em equipa, independentemente do género, para obter bons resultados.

A Dorna Sports foi representada pelo Director do Departamento de Eventos, Norma Companys, que surpreendeu a audiência quando revelou como é organizado um evento de MotoGP, ilustrando com factos e números todo o esforço necessário para juntar todas as partes móveis para trazer o circo do Mundial à cidade.

A conferência Women in Motorsport foi a ocasião perfeita para profissionais, principalmente mulheres, se ligarem e conhecerem outras especialistas de diferentes áreas, mas compartilhando a mesma paixão.

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar pessoalmente o Kymiring e de assitir às primeiras horas do histórico Teste Oficial de MotoGP, uma vez que a conferência decorria a apenas 50 km da pista.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto GP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png