O desenvolvimento e as melhorias na YZR-M1 da Yamaha foi comprovado após a brilhante exibição de Fabio Quartararo em Le Mans. O piloto de fábrica da Yamaha conquistou a pole position no GP francês, um grande marco para o projeto que tem lutado durante mais de dois anos.
Quartararo terminou em quarto lugar no sprint e depois liderou brevemente um caótico Grande Prémio, antes de se despistar em condições de chuva. No entanto, a grande melhoria da moto de MotoGP da Yamaha não passou despercebida.
Um motor V4 está a ser cuidadosamente desenvolvido em segundo plano, mas a Yamaha trouxe um novo motor de quatro cilindros em linha para Le Mans depois de o ter testado em Jerez. Todos os quatro pilotos estavam equipados com o novo motor.
Segundo o site https://www.crash.net, Michael Laverty analisou a M1 na TNT Sports, dizendo: ‘Melhoraram o binário, a aceleração à saída da curva e a velocidade máxima. Normalmente, essa combinação torna a moto mais difícil de pilotar. Mas todos os pilotos estão satisfeitos. Não há pontos negativos. Continua a ter aquela entrega doce de que uma Yamaha é sinónimo. Está a funcionar. Falei com Max Bartolini. Ele disse que trabalharam para lhe dar aderência mecânica com o motor. Também trabalharam muito no pacote aerodinâmico este ano. É semelhante ao de 2024, mas todas as áreas foram melhoradas. Ele disse que estão um pouco limitados devido à largura do motor em linha através do quadro. Precisam de aumentar a força descendente, mas é uma evolução constante.