MotoGP: Guerras de Valentino Rossi com pilotos espanhóis são antigas

Por a 30 Setembro 2016 16:10

A competir na classe rainha desde 2000, o percurso de Valentino Rossi tem sido marcado para além dos inúmeros títulos pelas rivalidades com alguns pilotos que têm sido contemporâneos do italiano pelos mais diversos circuitos por esse mundo fora. Um dado curioso é que muito destes despiques do piloto da Yamaha tem sido com pilotos espanhóis.

Sete Gibernau

Muito se fala agora da rivalidade de Rossi com Jorge Lorenzo e Marc Márquez, mas a verdade é que tudo começou com  Sete Gibernau.  Se o tema do momento no paddock do MotoGP é a ultrapassagem de Rossi a Lorenzo durante o GP de San Marino, certamente que também todos estarão recordados da ultrapassagem de Rossi ao espanhol na derradeira curva da última volta do GP de Espanha de 2005 realizado em Jerez de la Frontera, que levou mesmo a uma saída de de pista de Gibernau. O verniz estalou entre estas duas figuras do Mundial de MotoGP e o ambiente no pódio foi bastante tenso.

Já em 2004 durante o GP de Qatar os dois pilotos tinham entrado em rota de colisão com Sete Gibernau e a Honda a acusarem Valentino Rossi de deixar  marcas de pneu de uma scooter no seu lugar na grelha de modo a proporcionar uma melhor aderência. Esta situação atirou mesmo Rossi para o final da grelha, numa corrida onde viria a abandonar e curiosamente Gibernau subiu ao lugar mais alto do pódio.

Toni Elías

Outro piloto espanhol que criou inimizade com Rossi foi Toni Elías. Durante o GP da Turquia de 2007, o piloto transalpino acusou o espanhol de tentar provocar a sua queda no momento em que foi ultrapassado por este. “O Toni tem uma forma de pilotagem desleal com todos os pilotos”, afirmou então o piloto da Yamaha.

Jorge Lorenzo

O cliente que se seguiu nesta lista foi o seu colega na marca do triplo diapasão. Desde cedo este relacionamento ficou pela divisão nas boxes  através de um muro para que segundo Rossi a informação não fosse partilhada.

Aquando do momento da renovação do vínculo de Lorenzo, o italiano não hesitou em brincar com toda esta situação. “Longa vida ao muro” ao qual o piloto maiorquino respondeu que com Rossi “não se aprende muito”. Depois de mais algumas trocas de acusações com o passar das épocas, o ano passado esta rivalidade voltou a estar na ordem do dia com Valentino Rossi a acusar Jorge Lorenzo e Marc Márquez de estarem a fazer ‘jogo de equipa’ para que o italiano não conquistasse o título. Já este ano Lorenzo afirmou durante o GP de Itália, em Mugello, que Valentino Rossi e Maverick Viñales corriam em equipa apesar de estarem em equipas diferentes.

Marc Márquez

Com o piloto da Honda o epicentro da discussão esteve no último GP da Malásia, em Sepang. Durante a corrida os dois pilotos tiveram um incidente com Rossi a ser acusado de ter dado um pontapé em Márquez que não evitou uma queda e consequentemente o abandono. Ainda antes da última prova do ano, em Valência, Valentino Rossi alegou que o bicampeão do Mundo de MotoGP se estava a comportar como guarda-costas de Jorge Lorenzo, protegendo este na luta pelo título.

No entanto o machado de guerra parece ter sido enterrado durante o GP da Catalunha da presente época, onde em pleno parque fechado após a corrida os dois pilotos trocaram um aperto de mão.

Aleix Espargaró

O último cliente desta extensa lista foi o piloto da Suzuki. Há 15 dias durante a segunda sessão de treinos livres do GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Valentino Rossi afirmou que Aleix Espargaró bloqueou uma volta rápida, o que levou mesmo a um gesto obsceno  por parte do piloto da Yamaha em direcção a Espargaró, que também não se ficou e terá ofendido Rossi.

Como é possível verificar Valentino Rossi possui uma extensa lista de ‘inimigos’  no país de ‘nuestros hermanos’. Será o seu futuro colega de equipa na Yamaha, Maverick Viñales, o senhor que se segue? Apenas o futuro poderá responder a esta questão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x