Fabio Quartararo marcou o tempo mais rápido na sua Yamaha M1 no TL2 em Silverstone. O campeão mundial de MotoGP de 2021 prevaleceu sobre Marc Márquez. O irmão Alex Márquez causou um sinal de alerta.
No TL2 da manhã de sábado, o grid de largada não é o foco principal. A sessão de 30 minutos serve como preparação para as estrelas da MotoGP para o sprint e a corrida. Com temperatura ambiente de 17 graus e 23 graus no asfalto, 22 piloto partiram. Choveu durante a noite, a pista estava quase seca novamente, mas ainda não tinha muita aderência. O wildcard da Honda, Aleix Espargaró, participará, enquanto Ai Ogura (Aprilia) está fora devido a uma lesão após o acidente na sexta-feira.
Os primeiros tempos refletiram as modestas condições da pista. Após oito minutos, Pecco Bagnaia (Ducati) estava na liderança com um tempo de 1:59,7 min, 2,5 segundos mais lento que o melhor tempo de sexta-feira. Depois de apenas quatro ou cinco voltas, rachaduras começaram a aparecer nas laterais dos pneus traseiros. E assim Alex Márquez rapidamente se tornou a primeira vítima de um acidente. O espanhol sofreu um acidente na curva 15, mas não se maguou seriamente. Como a pista ficou coberta de detritos da GP24, a sessão foi interrompida com bandeira vermelha.
O vice-campeão mundial passou vários minutos tentando voltar aos boxes. O piloto da Red Bull KTM Pedro Acosta foi atingido logo no reinício da sessão. O espanhol caiu na volta de saída dos boxes na curva 7 e teve que voltar para as boxes de scooter.
Após 18 minutos, o estreante Fermin Aldeguer (Ducati) assumiu a liderança com o tempo de 1:59.590 min. Dez minutos antes do final, Marc Márquez estava na liderança com o tempo de 1:59.178 min. Logo atrás estavam Aldeguer e Bagnaia. Em seguida, a dupla de fábrica da Honda, Joan Mir e Luca Marini, em 4º e 5º lugares, Jack Miller (Yamaha) em 6º lugar. Franco Morbidelli (Ducati), a estrela da Aprilia Marco Bezzecchi, Raul Fernández e Fabio Di Giannantonio completaram o top 10. Melhor KTM nesse momento, Maverick Viñales na 14ª posição.
Três minutos antes do final, Alex Márquez retomou o ritmo – terceiro lugar, atrás Marc e do seu companheiro de equipa Aldeguer. Na parte final do treino, os tempos caíram novamente, mas no geral o nível de tempo permaneceu muito atrás do dia anterior. O piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, garantiu o melhor tempo no circuito tradicional de Inglaterra com o tempo de 1:59.032 min. Atrás do francês, Marc e Alex Márquez terminaram no top 3. Maverick Viñales terminou em 4º na RC16, à frente de Aldeguer e Bagnaia.
Miguel Oliveira concluiu o FP2 na 20ª posição, no entanto, o seu objetivo não foi alcançar tempos, mas sim rodar o mais possível com a M1.

















