Apesar de já terem sido completadas seis jornadas e faltarem 16, os testes continuam em todo o paddock de MotoGP™. Esta semana, é a vez da Yamaha ir para a pista com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) e o companheiro de equipa Alex Rins. Dois dias de testes no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” serão bem recebidos por ambos os pilotos, que procuram melhorar as sensações com a M1 apesar do recente sucesso.
Quartararo obteve poles consecutivas nos dois primeiros Grandes Prémios Europeus da época, subindo ao pódio em Jerez e mostrando-se forte no seu GP caseiro em Le Mans. Quanto a Alex Rins, o espanhol conquistou os seus primeiros pontos no Sprint em dois anos – e, portanto, os primeiros para a Yamaha – com o P8 no sábado, enquanto conquistou os pontos dos construtores no domingo.
Anteriormente, Augusto Fernandez tinha sido encarregue das tarefas de teste, começando a trabalhar com uma versão inicial do motor V4 em Valência. Desde então, a Yamaha conseguiu atualizar a M1 em termos de motor, embora se trate de uma evolução da atual especificação de quatro cilindros em linha. Ainda não se sabe o que Quartararo e Rins estão a testar em Misano, mas será tempo de pista crucial antes do Grande Prémio Tissot do Reino Unido de 23 a 25 de maio.