MotoGP, Países Baixos, TL2: Domínio de Bagnaia no seco, Espargaró penalizado e Oliveira 15º

Por a 24 Junho 2022 14:20

O piloto da Ducati Francesco “Pecco” Bagnaia, terminou uma sexta-feira inconstante em Assen com o melhor tempo de MotoGP, seguido por Aleix Espargaró que perdeu a segunda posição por infração técnica ao regulamento (violação do Artigo 2.4.4.7.10.e da FIM) pelo uso de um spoiler traseiro de água (add-on) enquanto usava pneus slick nas rodas dianteiras e traseiras da Aprilia RS-GP. Com isto, o espanhol baixou ao último lugar, Fabio Quartararo (Yamaha) e Alex Rins subiram a segundo e terceiro, respetivamente, e todos os outros pilotos subiram um lugar na classificação, inclusive Miguel Oliveira que assim fechou o primeiro dia na 15ª posição.

A chuva parou no circuito de Assen, precisamente antes do início do segundo treino livre da classe principal do MotoGP, com Pecco Bagnaia a ser o primeiro a dar-se com o piso praticamente seco no final da sessão. Miguel Oliveira, esteve muito perto de ficar entre os primeiros, mas nos derradeiros minutos perdeu toda a sua vantagem para concluir a sessão no décimo sexto lugar. Com o piso a praticamente seco  nos minutos finais do TL2, entrou-se num período emocionante, com Fabio Quartararo, Pecco Bagnaia, Marco Bezzecchi, Alex Rins, Aleix Espargaró e Miguel Oliveira, envolvidos numa luta sem quartel pelo tempo mais rápido, que no final ficaria na posse de Bagnaia (Ducati) com uma volta de 1m33,274 segundos. Aleix Espargaró (Aprilia) ficaria com o segundo tempo, a 178 milésimos e Quartararo em terceiro. Alex Rins (Suzuki), Jake Miller (Ducati) – o mais rápido na primeira sessão e Joan Mir (Suzuki) completavam os seis primeiros da segunda sessão de treinos para o Grande Prémio dos Países Baixos.   

A sessão começou com condições melhores do que no TL1 da manhã, quando o especialista em chuva Jack Miller terminou em primeiro. Apesar das temperaturas frias, com 18 graus no ar e 22 graus de temperatura do asfalto, uma linha ideal seca logo passou a ser visível, o que levou a que as equipas começassem a preparar os slick’s para trocar pelos pneus de chuva. Após dez minutos, Aleix Espargaró e pouco depois Alex Rins, conseguiam superar o melhor tempo de Miller. No entanto, volvidas mais algumas voltas, foi Alex Márquez a assumir o primeiro lugar nas tabelas de tempos combinadas. O espanhol de 26 anos está a causar grande agitação em Assen com a sua esperada mudança da LCR Honda para a Gresini-Ducati .

No meio da sessão de 45 minutos, o piloto da VR46 Ducati, Luca Marini, foi o primeiro a se aventurar na pista com pneus slick. O veterano da Pramac, Johann Zarco, marcou o tempo da primeira volta abaixo do 1.40 min com 1m39,511s, ainda com os pneus de chuva. No entanto, Marini precisou de apenas três voltas para conquistar o primeiro lugar baixando o tempo para 1m38.880s. Os tempos ficavam então mais rápidos a cada volta. Quinze minutos antes do final, mais e mais pneus macios foram usados ​​e Marini reduziu o melhor tempo para 1m37,469s. A doze minutos do final da sessão, Jake Miller e Miguel Oliveira foram os primeiros a rodar em 1.36. Logo a seguir o estreante da VR46 Marco Bezzecchi marcou o primeiro 1.35, a dez minutos do final do TL2, baixando dois minutos depois Miguel Oliveira o melhor tempo para um excelente 1m34,676s. Para baralhar ainda mais as coisas, surgiriam depois as bandeiras amarelas no terceiro setor, com cinco minutos para o final, e dois minutos depois Bezzecchi escorregou na curva 5. No final Pecco Bagnaia assegurou o melhor tempo de sexta-feira (1m33,274 segundos) na sua última volta lançada, deixando o piloto da Aprilia Aleix Espargaró a 0,178 segundos. Brad Binder acabou como o melhor piloto das KTM no 8º lugar e o companheiro Miguel Oliveira num distante 16º a 1,4s do tempo mais rápido. Cinco fabricantes diferentes ficaram nos oito primeiros e o melhor piloto da Honda foi Takaaki Nakagami no 12º lugar

A classe rainha regressa amanhã à pista de Assen, a partir das 8h55 (hora de Portugal) para o terceiro treino livre de MotoGP, inciando-se as sessões de qualificação a partir das 13h10.  

CLASSIFICAÇÃO OFICIAL REVISTA (TEMPOS COMBINADOS)

0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
FanMotores
FanMotores(@fa14031639)
1 mês atrás

O Miguel continua a NUNCA aproveitar a última volta. Todos fizeram o melhor tempo na última volta.
Todos? Não. O irredutível tuga até perdeu a oportunidade de fazer a última volta por 1 ou 2 segundos.
Julgo que a culpa não é toda dele, é mais de uma direção desportiva catastrófica. Não fazem jogo de equipa, não preparam “boleias” não preparam a entrada em pista por forma a aproveitar a última volta quando a pista está a melhorar !!!
A 6min do fim Miguel-1º / Brad-14º
A 2.40 – 3º / 6º
A 1.00 – 7º / 9º
A 0.22 – 10º / 8º
A 0.00 – 10º / 8º
A +0.22 – 12º / 10º
A +1.11 – 16º / 8º

Ensaios
últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x