MotoGP, Países Baixos, TL1: Miller o mais rápido na chuva, Oliveira sexto!

Por a 24 Junho 2022 10:03

Impressionante performance do australiano da Ducati Jack Miller, numa sessão bastante chuvosa, na qual Miguel Oliveira terminou nos grupo dos mais rápidos e como melhor piloto das KTM de fábrica.

Fabio Quartararo, Pecco Bagnaia e Franco Morbidelli dominavam as primeiras posições no primeiro quarto de hora do TL1 de MotoGP. As condições eram de chuva , com o asfalto praticamente molhado aos longo dos 4.5 quilómetros do circuito holandês, com 6 curvas à esquerda e 12 curvas à direita.

Enea Bastianini foi um dos primeiros pilotos a cair nos primeiros 15 minutos que culminavam com Jack Miller no topo da tabela de tempos, à frente de Zarco, Quartararo, Morbidelli e Bagnaia que fechavam a classificação dos cinco primeiros. Na chuva que tanto implorou, Miguel Oliveira ascendia a sexto, perdendo depois uma posição para Alex Marquez, por esta altura o melhor piloto das Honda. Stefan Bradl,Lorenzo Salvadori e Pol Espargaró, fechavam nesta altura a classificação dos dez primeiros.

Com a chuva a continuar intensa, Maverick Viñales (15º) tinham uma saída de pista na curva 1 com o ‘líder’ das Aprilia Aleix Espargaró, ainda fora dos quinze primeiros. Depois de uma primeira ida às boxes dos mais rápidos, o ‘Top Gun’ das motos de Noale sobe a oitavo, logo atrás de Miguel Oliveira, consistente na sétima posição.

Na entrada para os derradeiros 15 minutos da sessão, permanece no topo da tabela de tempos a volta de 1m44,523s assinado por Jack Miller com a GP22 de fábrica da Ducati, mas com a outra máquina de Bolonha do francês Zarco muito perto, a somente 47 milésimos do piloto australiano. A 7 minutos do final e em claro modo de ataque com a Aprilia RS-GP, Viñales sobe então a terceiro mais rápido, para logo em seguida Francesco ‘Pecco’ Bagnaia colocar-se no topo, baixando ao segundo 43. Contudo, o tempo do italiano dura menos de uma volta com Jack Miller a conseguir uma volta de 1m43,069s. Isto também quer dizer que os tempos ainda estão muito altos no TT Assen, sendo de esperar que venham a cair consideravelmente, caso as condições de pista melhorem com um tempo menos chuvoso.

Miguel Oliveira que como todos sabemos é muito rápido no piso molhado, baixa de sétimo para 13º, mas ainda assim na fente de Brad Binder (14º) com a outra KTM de fábrica. Com a chuva a cair menos sobre o circuito holandês, o piloto luso num ‘forcing’ final, conseguiria ainda assim recuperar sexta posição que chegou a ter no primeiro quarto de hora do TL1.

A sessão terminaria com Jack Miller a baixar ainda mais o seu tempo para uma volta de 1m42,589s, o que permitiu fechar o primeiro treino livre no topo, com um surpreendente Joan Mir (Suzuki) na segunda posição, a apenas 109 milésimos do australiano e com Pol Espargaró (Honda) na terceira posição, a 302 milésimos. Atrás de Alex Marquez, Aleix Esparagaró e Miguel Oliveira, sexto mais rápido na sessão, ficariam Rins, Zarco, Martin e Viñales a fechar a classificação dos dez primeiros, onde não entraram dois dos favoritos de sempre, Fabio Quartararo e Pecco Bagnaia.

O MotoGP está de volta para o TL2 (segundo treino livre) a partir das 13h10, hora de Portugal continental.

3.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x