MotoGP, Os destaques da primeira metade da época

Por a 4 Julho 2022 14:00

O MotoGP está a cumprir a sua pausa de verão, com 11 corridas já cumpridas, faltando nove para terminar a época. O site Crash.net fez um balanço do que tem sido a temporada até agora, elegendo o melhor piloto, melhor construtor, piloto que mais tem desiludido até ao momento, piloto que mais tem superado as expetativas e melhor rookie.

O melhor piloto para este site é Aleix Espargaró. Um dos únicos dois pilotos que começou e terminou todas as corridas esta época (o outro é Luca Marini), Espargaró é a novidade na luta pelo título, tendo já uma pole position, uma vitória, quatro pódios consecutivos e uma corrida espantosa em Assen, na última prova antes da pausa, em que foi quarto classificado após perder bastantes posições.

O melhor construtor é a Ducati. Sendo verdade que a marca italiana tem oito motos na grelha (mais quatro do que qualquer outra marca), é difícil negar o domínio que têm demonstrado, especialmente em qualificação. Vencedora de seis corridas, a Ducati também tem oito poles (quatro de Bagnaia, duas de Martín, uma de Zarco e uma de Di Giannantonio). A Ducati também foi ao pódio em todas as corridas da época.

O piloto que tem deixado mais a desejar é Francesco Bagnaia. O italiano já tem três vitórias esta época, tantas como Quartararo e Bastianini, mas é apenas quarto no campeonato e está a 64 pontos do francês da Yamaha. Bagnaia teve quedas comprometedoras em Le Mans e Sachsenring, que lhe custaram pódios.

O piloto que mais tem superado as expetativas é Enea Bastianini. O italiano começou muito bem a época, tendo chegado à sua terceira vitória em Le Mans quando ainda nenhum piloto tinha mais do que um triunfo. A partir daí, as coisas têm-se complicado, sobretudo pelas qualificações, que o obrigam a ir acima do limite na corrida, o que tem provocado quedas. Ainda assim, tem sido uma boa temporada para o transalpino.

Quanto ao melhor rookie, a escolha recai em Marco Bezzecchi, e por alguma margem. Embora Fabio di Giannantonio também tenha estado bem recentemente, o piloto da VR46 tem sido quase sempre o melhor dos cinco rookies, com o último resultado a ser um segundo lugar em Assen, o seu primeiro pódio no MotoGP.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x