MotoGP: O mundial joga-se no ‘quintal’ da KTM

Por a 17 Agosto 2022 18:41

A 13ª jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP no Red Bull Ring está marcada para o próximo fim-de-semana. A luta pelo campeonato do mundo prossegue, mas quem tem realmente as melhores hipóteses na ‘casa’ da KTM?

O Campeonato do Mundo de MotoGP é realizado no Red Bull Ring, perto de Spielberg, desde 2016. Desde então disputaram-se oito corridas na pista de 4,318 km com seis vencedores diferentes. Enquanto Andrea Iannone, Jorge Lorenzo, Miguel Oliveira, Jorge Martin e Brad Binder triunfaram uma vez cada um, Andrea Dovizioso chegou a registar três sucessos na Estíria.

Seis vitórias foram para a Ducati e a KTM foi bem sucedida duas vezes na sua corrida em casa. Pol Espargaró garantiu a primeira pole position da KTM no MotoGP em 2020. E os outros fabricantes?

A Yamaha não vence desde a primeira corrida em 2016, mas os japoneses conseguiram conquistar três pódios. Jorge Lorenzo foi 3º na corrida de estreia do Red Bull Ring (atrás das Ducatis de fábrica de Andrea Iannone e Andrea Dovizioso). O atual campeão mundial e líder do campeonato Fabio Quartararo também conhece o pódio em Spielberg, tendo terminado em terceiro em 2019 e 2021.

A Honda venceu as corridas de 500cc no antigo circuito A1 Ring em 1996 e 1997 com Alex Criville e Mick Doohan. No entanto, desde que regressou ao calendário de MotoGP como Red Bull Ring, o construtor nipónico não passou do segundo lugar. Marc Márquez marcou 20 pontos no campeonato em 2017. O Red Bull Ring é um dos três circuitos do calendário onde o oito vezes campeão mundial nunca venceu (Red Bull Ring, Portimão, Mandalika).

Enquanto a Suzuki conseguiu um top 3 com Joan Mir em 2020 e 2021, a Aprilia ainda é o único construtor que nunca terminou no pódio em Spielberg. O melhor resultado do fabricante de Noale aconteceu no ano passado, quando Aleix Espargaró garantiu o décimo lugar

Foi também no GP da Estíria de 2020 que Miguel Oliveira (KTM) registou a sua primeira vitória na categoria rainha, acompanhado no restantes lugares do pódio por Jack Miller (Ducati) e Pol Espargaró (KTM). Poderá o ‘Falcão’ bisar esse sucesso?

3 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x