MotoGP: Maverick Viñales e Yamaha superiorizam-se em Valência

Por a 14 Novembro 2017 16:19

Está concluído o primeiro de dois dias de testes oficiais do MotoGP no circuito Ricardo Tormo, em Valência, e que marca o arranque da preparação da temporada de 2018.

Num dia, onde o campeão do mundo Marc Márquez liderou grande parte da sessão a verdade é que no final foi Yamaha a ditar a lei, por intermédio de Maverick Viñales, tal como havia acontecido há um ano então na estreia do espanhol aos comandos da moto da marca de Iwata.

Neste apronto o construtor nipónico conseguiu mesmo colocar três motos nas quatro primeiras posições, numa pista onde há poucos dias sentiu muitas dificuldades nomeadamente com os seus pilotos oficiais: Valentino Rossi e Maveric Viñales. Com o chassis de 2016 o piloto espanhol estabeleceu, esta tarde, o tempo de 1m30.189s, marca que bateu por quase 0.9s o seu tempo registado na qualificação do passado sábado e que nem permitiu o acesso à Q2 (fase decisiva da qualificação).

Em comparação com 2016 , nesta mesma primeira sessão, aí o homem da Yamaha foi quase 0.8s mais veloz. No dia de Viñales fica ainda o registo de ser o piloto com mais voltas completas, 80, e de ter utilizado uma nova carenagem na M1 tal como Rossi.

No segundo lugar e a 0.200s ficou Johann Zarco, que como sempre voltou a dar nas vistas. O piloto da satélite Yamaha Tech 3, que chegou a liderar a sessão, ficou a 0,200s de Viñales, mas obteve o seu tempo aos comandos do mal-amado chassis de 2017. Confuso no mínimo.

Marc Márquez, que utilizou durante a sessão uma nova versão da RC213V tal como Dani Pedrosa e Cal Crutchlow, quedou-se pela terceira posição a 0.312s do seu compatriota num dia onde voltou a evitar de forma magistral uma queda desta feita na Curva 10. Durante a tarde Márquez melhorou o seu registo da manhã, mas não foi suficiente para superar as Yamaha. Seguiu-se Valentino Rossi, que viu o seu dia ser marcado por uma violenta queda, durante a manhã, que deixou destruída uma das suas M1.

O top cinco ficou completo com Jack Miller, que foi o melhor piloto Ducati durante o dia não obstante ter feito os primeiros quilómetros aos comandos da Desmosedici GP17. O homem da satélite Pramac Racing foi a agradável surpresa do dia, tendo sistematicamente melhorando os seus registos, e acabou por superar em mais de meio segundo a marca obtida na qualificação do passado sábado então aos comandos da Honda da Marc VDS.

Destaque também para o bom andamento registado por Aleix Espargaró, que deixou a sua Aprilia RS-GP na sexta posição e na frente dos dois pilotos oficiais da Ducati, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo. Pol Espargaró foi o melhor homem da KTM no nono posto e o último piloto que ficou a menos de um segundo de Maverick Vinãles.

O dia ficou ainda marcado pela ausência dos pilotos da Suzuki, a queda violenta de Álvaro Bautista e pelas estreias de Franco Morbidelli, Takaaki Nakagami e Xavier Siméon aos comandos de um protótipo de MotoGP. Na batalha dos estreantes foi Nakagami que levou a melhor por 39 milésimos face a Franco Morbidelli com os dois pilotos a ocuparem a 17ª e 18ª posições, respetivamente.

Sublinhado para a presença em Valência do piloto de testes da Honda, Takumi Takahashi, que ocupou o lugar do lesionado Thomas Lüthi aos comandos de uma das duas Honda da Marc VDS.

A acção regressa amanhã com o segundo e último dia de testes oficiais do ano. Tudo irá começar novamente às 9h00, hora de Portugal Continental, e vai estender-se de forma ininterrupta até às 16h00.

Classificação:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas Moto GP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    61
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    69
    0
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    292
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    195
    1
  • #valentinorossi #46 #Motosportportugal #motogp #yamaha

    motosport_oficial: "#valentinorossi #46 #Motosportportugal #motogp #yamaha"
    211
    0
  • #MaverickVinales #ValentinoRossi #MotoGP #MotoSport #Yamaha

    motosport_oficial: "#MaverickVinales #ValentinoRossi #MotoGP #MotoSport #Yamaha"
    365
    1
  • #MotoGP #MotoSport #Rossi #SEPANG

    motosport_oficial: "#MotoGP #MotoSport #Rossi #SEPANG"
    73
    0
  • #JorgeLorenzo #Ducati #MotoGP #MotoSport

    motosport_oficial: "#JorgeLorenzo #Ducati #MotoGP #MotoSport"
    273
    0
  • #MarioPatrão #KTMDAKAR #MotoSport #DAKAR2017 #KTMJETMARPORTUGAL

    motosport_oficial: "#MarioPatrão #KTMDAKAR #MotoSport #DAKAR2017 #KTMJETMARPORTUGAL"
    266
    0
  • #TiagoMagalhães #CNV #Aprilia

    motosport_oficial: "#TiagoMagalhães #CNV #Aprilia"
    67
    0