MotoGP, Massimo Rivola (Aprilia): “O que aconteceu ao Aleix foi um erro nosso, estragámos tudo”

Por a 27 Setembro 2022 23:07

Um erro da equipa da Aprilia, custou a Aleix Espargaró a oportunidade de ganhar terreno na luta pelo título de MotoGP em Motegi. Massimo Rivola assume o erro em nome da equipa e diz que o importante é garantir que não se repita.

O ‘boss’ da Aprilia Massimo Rivola, falou sobre o acidente com o mapa de combustível que obrigou Aleix Espargaró a trocar de moto após a volta de aquecimento em Motegi no domingo e partir do pit lane para terminar a corrida fora dos pontos.

“Tentei de tudo na volta de aquecimento, mas não deu certo”, disse Aleix. “Então troquei a moto nas boxes, mas a segunda moto tinha o pneu traseiro macio e eu não podia andar com o pneu, eu sabia disso desde o início.”

“Nós realmente estragamos tudo”, confirmou Rivola, mas ao mesmo tempo enfatizou: “É um erro humano, pode acontecer. É nosso trabalho entender por que isso aconteceu – de duas perspectivas: primeiro, criar um procedimento semelhante a um avião com uma verificação dupla e tripla. E também tendo em vista o fato de que às vezes não complicamos as coisas e talvez as façamos de maneira mais simples.

Para economizar um pouco de combustível, estragámos tudo e ele perdeu a corrida”, admitiu Rivola. “Ao mesmo tempo, também é verdade que estamos a um nível muito alto onde  buscamos cada grama e cada milésimo. O Maverick chegou ao Q2 por apenas um milésimo. É o nosso trabalho puxar os cordelinhos até aos limites. Mas também é nosso trabalho fazê-lo de forma segura. Não há muito mais a dizer sobre isso.

Por um lado, tivemos sorte no Japão porque os principais candidados ao título não conseguiram muitos pontos. Por outro, acho que vamos na direção certa, o Aleix teria pelo menos terminado perto ou no pódio – considerando que ele fez a corrida com o pneu errado. Foi uma pena”, acrescentou o CEO da Aprilia Racing”.

Em vez disso, o vencedor de Las Termas terminou em 16º sem pontos. Isso aumentou sua diferença para o líder do campeonato mundial Fabio Quartararo (8º lugar) para 25 pontos. “É muito difícil de digerir este resultado, mas espero que nos deixe com mais ‘fome’ para a Tailândia e para tentar vencer em Buriram – mesmo sabendo que não é a nossa pista. Motegi também não era exatamente a nossa pista. Além do Jack Miller, que realmente fez um trabalho diferente no domingo, os restantes estavam num patamar alcançável”.

Maverick Viñales que foi 7º na corrida, manifestou no final o seu desagrado com o pneu médio que utilizou. “O Maverick não estava feliz com o pneu médio, mas nós achamos que era a melhor escolha. Teria sido para o Aleix, mas talvez não para ele”, acrescentou Rivola.

Com um calendário tão intenso, os erros humanos são mais prováveis?  Depois de uma breve pausa, o ex-diretor desportivo da Ferrari meditou. “Bem, sobre isso digo-lhe que estamos todos acostumados a este trabalhoe que não somos iniciantes. Quando temos duas corridas  seguidas  em fins de semana consecutivos como agora, o nosso procedimento deve ser ainda mais forte, realmente não vejo isso como um problema no momento. Também não quero pensar que estamos relaxados porque fizemos uma boa temporada até agora. Esse não é o ponto.

É verdade que não estamos acostumados a lutar por algo muito importante, mas esse também não é o ponto. O que nos aconteceu no Japão foi um erro humano que infelizmente pode acontecer. Também não quero falar de azar, o importante sempre é fazer as coisas direito. Portanto, é responsabilidade da equipa da Aprilia aprender com o erro e garantir que não se repita”, concluiu o CEO da Aprilia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x