Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) e Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) tiveram uma temporada simplesmente notável, com Marc a conquistar o título no Japão e Alex a garantir o segundo lugar na Malásia. A recuperação foi completa, com os irmãos Márquez a terminarem em primeiro e segundo lugar no Campeonato do Mundo pela primeira vez na história. É uma conquista extraordinária, que foi destacada em todo o mundo, com os irmãos Márquez a juntarem-se a uma lista ilustre de irmãos no desporto.
O MotoGP não é estranho às rivalidades entre irmãos, com Aleix e Pol Espargaró a partilharem recentemente o circuito. Os irmãos Espargaró conquistaram ambos pódios na classe rainha, com um total de 19 pódios no MotoGP e três vitórias. Sem esquecer Alex e Sam Lowes, que continuam a ser figuras conhecidas no paddock do Grande Prémio depois de terem deixado a sua marca no motociclismo. Atualmente, os gémeos Lowes competem no WorldSBK, agora como regulares líderes.
Depois, há Valentino Rossi e o seu meio-irmão Luca Marini, que detêm um recorde impressionante. Agora reformado das corridas de motos, Rossi retirou-se do desporto com sete Campeonatos Mundiais de MotoGP e 89 vitórias na categoria rainha, conquistando o seu lugar no Hall of Fame do MotoGP. Entretanto, Luca Marini continua a somar conquistas, agora a correr pela Honda HRC Castrol.
A tendência familiar continua nas quatro rodas, onde Michael e Ralf Schumacher deixaram o seu legado na Fórmula 1, ambos conquistando vitórias na categoria rainha. É claro que Michael conquistou sete títulos e 91 vitórias na Fórmula 1 e continua a ser um dos nomes mais reconhecidos do desporto.
O sucesso da família não pára por aí; no ténis, os nomes de Serena e Venus Williams são icónicos para qualquer fã, com as irmãs a figurarem nos livros de história como duas das jogadoras mais bem-sucedidas de sempre. Juntas, conquistaram impressionantes 30 títulos de Grand Slam, além de várias medalhas de ouro olímpicas.
Na NBA, o sucesso familiar é profundo. Nomes como LeBron e Bronny (pai e filho) e Steph e Seth Curry (irmãos) tiveram sucesso. No entanto, talvez a dupla mais reconhecida seja a dos irmãos Gasol, Marc e Pau, que chegaram à NBA vindos da Espanha e tornaram-se lendas. Tal como os Marquez, os Gasol foram criados nos arredores de Barcelona, conquistando três campeonatos da NBA entre os dois, vários prémios All-Star, sucesso olímpico e vários prémios individuais cada um.
Na NFL, os icónicos irmãos Manning destacam-se como lendas do jogo. Eli e Peyton conquistaram dois Super Bowls cada um durante as suas ilustres carreiras, além de inúmeros prémios individuais antes de se reformarem. Outra dupla de irmãos que se destaca são os irmãos Kelce. Jason tornou-se um ícone do Philadelphia Eagles, conquistando o seu anel do Super Bowl em 2017, enquanto o seu irmão mais novo, Travis, tem sido uma figura central na trajetória dominante do Kansas City Chiefs, conquistando três títulos entre 2019 e 2023. Nos últimos anos, Travis também ganhou grande atenção fora do campo pela sua vida fora do campo de grande visibilidade.
Os irmãos Marquez continuam a quebrar e a criar recordes, sem dar sinais de abrandamento, à medida que se elevam acima dos grandes nomes do desporto. Onde é que os classificaria entre os melhores irmãos do desporto?
















