MotoGP, Grã-Bretanha, TL3: Aleix Espargaró salta para o topo, Oliveira 14º

Por a 6 Agosto 2022 11:02

Esta manhã retomaram os treinos livres para se definirem os dez primeiros que passariam diretamente à última qualificação. Fabio Quartararo, detentor do melhor crono de sexta-feira e o português Miguel Oliveira, sexto mais rápido, estavam em boa posição para o fazerem, mas há sempre surpresas…

Com 30 minutos decorridos, o francês campeão do mundo da Yamaha mantinha a melhor marca nos tempos combinados, com um baixo 1’58,946. Vinham depois Joan Mir (Suzuki), Maverick Viñales (Aprilia), Johann Zarco (Pramac Ducati), Aleix Espargaró (Aprilia) e Miguel Oliveira, como o melhor representante das KTM de fábrica.

Em risco de falhar o Q2 estavam Pecco Bagnaia (Ducati) no décimo primeiro lugar, Taka Nakagami e Pol Espargaró (Honda), assim como Brad Binder num distante 21º lugar. Jack Miller e Marco Bezzecchi fechavam os dez primeiros e também estavam em risco, porque como se sabe os últimos minutos de cada sessão são sempre recheados de surpresas.

A 16 minutos do final da sessão Maverick Viñales saltava com a Aprilia para o topo da tabela classificativa, logo seguido por Aleix Espargaró. Numa volta rápida Miguel Oliveira também subia uma posição, para quinto. Dois minutos depois Aleix estabelecia o melhor tempo em 1’58,254, seguido agora por Jack Miller e pelo companheiro de equipa Viñales. Fabio Quartararo era quarto e Oliveira descia a oitavo nos minutos seguintes, mas baixava a nono com a subida de Bagnaia ao sétimo posto. O português passava então pelas boxes para montar pneus macios novos, regressando à pista para os últimos seis minutos.

A 3 minutos do final da sessão Aleix Esparagaró mantinha a Aprilia RS-GP #42 no topo seguido por Miller, Zarco, Viñales e Fabio Quartararo. Oliveira tinha descido a 12º e ficava em risco de falhar a passagem ao Q2, Bagnaia subia a sexto, um lugar atrás de Fabio Quartararo. Caia Johann Zarco e logo a seguir Jorge Martin colocava a Ducati Pramac no segundo lugar, fazendo descer uma posição tanto Quartararo como Bagnaia. Miguel Oliveira descia a 14º no final da sessão, ficando assim o português obrigado a passar pela primeiras qualificação (Q1).  

Joan Mir, Luca Marini e Alex Rins fechavam os dez primeiros, passando diretamente à Q2.

Às 13h30 tem início o TL4 de MotoGP, começando as qualificações a partir das 14h10.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x