MotoGP, França, TL4: Fabio Quartararo o mais rápido, Oliveira 10º

Por a 14 Maio 2022 13:15

Fabio Quartararo (Yamaha) foi o mais rápido na última sessão de treinos livres para o Grande Prémio de França de MotoGP. Miguel Oliveira conseguiu melhorar para o décimo lugar, mesmo nos instantes finais de uma sessão marcada por muitas quedas.

Com as posições para o Q2 praticamente definidas, o FP4 servia essencialmente para preparar as motos o melhor possível para a corrida de amanhã, ainda que de forma muito difícil, uma vez que se mantinham as previsões de chuva para domingo no circuito Bugatti Le Mans.

A 25 minutos do final da sessão Jack Miller caia depois de ter feito o tempo mais rápido, que entretanto passou para a posse de Alex Rins (Suzuki) e depois Fabio Quartararo, com o francês a colocar o cronómetro em 1’31,698. O piloto da Yamaha batia na volta seguinte o seu próprio tempo para uma volta de 1’31,631. Os seis primeiros rodavam todos no segundo ’31, portanto todos muito rápido. Miguel Oliveira (KTM) melhorava o seu tempo nos três sectores do circuito, subindo então ao 13º tempo. Marc Marquez (Honda) saia pela gravilha e logo a seguir caia Aleix Espargaró, perdendo a frente da Aprilia e caindo na fatídica curva 7 do circuito gaulês.

A 14 minutos do final da sessão, nos cinco primeiros estavam Quartararo, Rins, Nakano, Miller e Martin, numa altura em que apenas 4 pilotos estavam em pista, com todos os restantes no pit-lane. Nas hostes da KTM, Oliveira mantinha-se a rodar em pista no 14º lugar, com Brad Binder parado na garagem da marca austríaca num desapontante 17º .

À entrada para os últimos dez minutos do FP4, Jack Miller (4º) e Pecco Bagnaia (6º) eram então os melhores representantes da ‘armada Ducati’, Pol Esparagaró (9º) e Marc Marquez (10º) fechavam com as Honda o top 10. A cinco minutos do final, Brad Binder subia a 13º na tabela de tempos, Oliveira 16º… pelo que nada de bom se antevia para as KTM oficiais. A três minutos do final Quartararo fazia uma nova volta mais rápida e Marc Marquez perdia a frente na entrada da curva 9, terminando o piloto de Cervera mais cedo a sessão.

Bom desempenho nesta sessão de Rins, Aleix Espargaró, Bagnaia e Nakano, que fechavam os cinco primeiros, mas igualmente de Miguel Oliveira que conseguia na sua última volta lançada subir à 9º posição, antes de ver o seu tempo batido por Enea Bastianini, fazendo descer o português ao décimo lugar.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x