‘Pura essência’ exibida em Kuala Lumpur

Alex Márquez subiu ao palco em Kuala Lumpur enquanto o convalescente Aldeguer participou remotamente para revelar a nova pintura da equipa.
A equipa BK8 Gresini Racing revelou oficialmente as Ducati do seu novo projeto para a temporada de 2026 no sábado à noite, tendo como cenário perfeito a deslumbrante capital da Malásia, Kuala Lumpur.

Apresentado pelo patrocinador principal, BK8 News, este foi o primeiro evento em KL realizado pela equipa – e perfeitamente programado antes dos testes de Sepang. O vice-campeão de MotoGP de 2025, Alex Márquez, foi o centro das atenções no evento, presente ao lado da direção da equipa e dos parceiros, enquanto Fermin Aldeguer participou por videoconferência a partir de casa, enquanto continua a recuperação de uma fratura na perna sofrida em treinos.

A nova pintura revelada no palco representa uma evolução da identidade da Gresini Racing: um design essencial e moderno, superfícies limpas e volumes ampliados, com o icónico azul claro da equipa interpretado num acabamento mais rico e sólido. Uma escolha estilística clara que abandona os detalhes cromados para expressar um carácter de competição ainda mais forte. As Desmosedici continuam a ostentar em lugar nobre o apoio da Oli, a marca líder de sanitários portuguesa.

Alex Márquez: “Estou muito feliz com a nova moto e muito entusiasmado por começar uma nova temporada com esta equipa. A apresentação deste ano em Kuala Lumpur foi muito especial; é um mercado diferente e muito importante. Esperamos que seja uma temporada repleta de sucessos e, da nossa parte, daremos todo o empenho e trabalho árduo necessários para alcançar os nossos objetivos. Estamos absolutamente prontos para nos desafiar.”
Fermin Aldeguer: “Obviamente, é uma grande deceção não estar aqui em Kuala Lumpur para a apresentação da equipa. Tivemos um pequeno contratempo e estamos a trabalhar incansavelmente para regressar o mais rapidamente possível. Sinto falta da equipa e da moto; infelizmente, precisamos de fazer as coisas bem e recuperar. Esse é o único objetivo neste momento: voltar a estar a 100% e depois pensaremos em voltar a pilotar. Um passo de cada vez. A moto está ainda mais bonita do que a do ano passado e há um forte desejo de regressar.”

Nadia Padovani, proprietária da equipa: “Deixamos para trás uma temporada de 2025 repleta de confirmações e olhamos para 2026 com entusiasmo e muita determinação. As expectativas continuam altas: temos uma equipa sólida, com muita experiência, e dois pilotos extremamente talentosos prontos para dar continuidade à trajetória de crescimento que construímos ao longo dos anos. Fermín juntou-se ao projeto com confiança e personalidade naturais, demonstrando imediatamente que possui os valores e a abordagem certos, e mesmo estando atualmente afastado das pistas, estará de volta connosco muito em breve. O Alex tem tudo para ser um piloto consistente na frente do pelotão e lutar pelas posições que importam a cada fim de semana de corrida.“
A apresentação foi também uma oportunidade para recordar Fausto Gresini e os momentos que moldaram a história da equipa de Faenza, que este ano inicia a sua 30ª temporada em MotoGP. Este começa na terça-feira com o teste de Sepang, quando Alex Márquez regressa à pista pela primeira vez em 2026.















