MotoGP, Dia positivo de Miguel Oliveira com boa qualificação e bom sprint

Por a 29 Abril 2023 16:43

Miguel Oliveira teve hoje mais um dia positivo no circuito de Jerez, depois do sétimo lugar no dia de ontem. O português repetiu essa posição na sessão de qualificação, ganhando depois dois postos para terminar a corrida sprint no quinto lugar.

O dia do piloto português começou com um primeiro lugar na sessão de treinos livres, que servia para os pilotos prepararem a qualificação e as duas corridas do fim de semana. Continuando a mostrar bom ritmo em Jerez, o luso efetuou um total de 15 voltas, sendo que a mais rápida foi a sua sexta, ainda na primeira saída, com 1:37.229 minutos. O piloto da RNF continuou o domínio da Aprilia no circuito espanhol, acabando com vantagem de 103 milésimos para Fabio Quartararo.

Devido ao sétimo lugar de ontem, Oliveira acedeu de forma direta à Q2, onde acabou igualmente por conseguir o sétimo tempo. Numa sessão que começou com chuva ligeira, mas que teve a pista a melhorar também com a melhoria das condições atmosféricas, o Falcão esteve quase a terminar em sexto e a garantir a segunda linha da grelha, mas Dani Pedrosa ‘roubou-lhe’ o sexto posto no final, levando o luso a abrir a terceira linha para as duas corridas do fim de semana.

Na corrida, Miguel Oliveira começou por arrancar bem, subindo ao quinto posto antes de a prova ser interrompida com bandeira vermelha devido à queda de quatro pilotos. Com a corrida a ser retomada com as posições originais, Oliveira já não arrancou tão bem, mantendo o sétimo lugar, antes de conseguir passar por Dani Pedrosa e subir à sexta posição. O luso beneficiou da queda de Aleix Espargaró, que já tinha tentado ultrapassar, para subir ao quinto posto, travando depois uma excelente com Pedrosa para manter, com sucesso, a quinta posição e amealhar mais pontos para o Mundial (tem agora 21, sendo 13.º classificado).

“As KTM estão em casa nesta pista. O Brad já estava muito rápido no Q1, o que se confirmou no sprint. Não estava num duelo direto com o Dani, ele apenas escapou uma vez quando eu errei na travagem. Fui o piloto mais rápido com o pneu traseiro médio. Tive grandes problemas de aderência, os pilotos com pneus macios parecem ter tido menos problemas. Gostaria de ter feito a corrida antes de ser cancelada porque a minha primeira largada foi muito boa. Não consegui um novo pneu traseiro no reinício, então tive que andar com o pneu desde a primeira largada. Essa não foi a melhor solução, porque me deixou com falta de aderência desde a terceira volta. Para subir ao pódio no domingo, muitas coisas precisam trabalhar juntas. Claro que o arranque é importante e não estou a largar de uma posição perfeita, porque não tenho muito espaço para escolher uma linha a partir da terceira fila. Mas, ainda que muita coisa possa acontecer na corrida, tenho velocidade e ritmo de corrida para os lugares do pódio“, disse o português.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x